Muitas vezes, depois de um período de internamento hospitalar, a situação mais crítica de um paciente consegue ser estabilizada. E, apesar da necessidade de se continuar o tratamento, isso pode ser feito via Home Care, ou assistência domiciliar.

Ao contrário do que alguns pensam, o atendimento domiciliar não é exclusividade dos idosos. Ele é voltado a pacientes de todas as idades, que estão com a saúde estável, porém demandam cuidados de um hospital, seja para o auxílio nas atividades do dia a dia ou para a continuidade de um tratamento já iniciado.

São diversos os casos que possuem indicação de um Home Care. Podemos citar os pacientes com doenças respiratórias, crônicas ou degenerativas, como o Alzheimer e o Mal de Parkinson, ou ainda aqueles que estão passando por um pós-cirúrgico, por exemplo, e necessitam de cuidados especiais e uso de equipamentos hospitalares.

O atendimento domiciliar não deve se confundido com a figura do cuidador, profissional responsável por funções como alimentar e cuidar da higiene de um idoso. Isso porque no primeiro caso os pacientes necessitam de um atendimento multidisciplinar,  o qual envolve diversas especialidades,  além de uso de materiais e equipamentos necessários para cada caso. Funciona realmente como uma extensão do hospital.

Vantagens do Home Care

 O atendimento domiciliar traz uma série de benefícios. Confira alguns deles a seguir:

● como o paciente é tratado próximo a seus familiares e no ambiente residencial, a situação se torna mais confortável a ele e seus próximos, contribuindo para uma melhor recuperação;

● o enfermo não fica exposto a possíveis infecções hospitalares, que podem piorar e muito qualquer quadro;

● fortalece os laços familiares;

● mais qualidade de vida ao paciente e sua família;

● segurança, pois no caso de complicações, por exemplo, haverá profissionais capacitados para atender prontamente o paciente;

● as necessidades rotineiras, como alimentação saudável, atividade física e o uso corretos dos medicamentos, por exemplo, também estarão garantidas;

● saúde emocional para pacientes e familiares, pois o enfermo estará bem cuidado e aqueles que o amam poderão acompanhar todo o tratamento..

Serviços disponíveis no atendimento domiciliar

Como citamos, o atendimento em Home Care envolve uma série de especialidades e procedimentos. Com os avanços da tecnologia e a entrada de muitos profissionais nos últimos anos, hoje atuam nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entres outros.

Além disso,  por meio do atendimento a domicílio é possível realizar diversos procedimentos realizados em clínicas e hospitais, como Raio-X, exames laboratoriais, nutrição artificial, diálise e ventilação mecânica.

Como pode ser solicitado

O atendimento domiciliar pode ser indicado pelo médico e ser coberto pelos planos de saúde. Entretanto, também pode ser pedido pelo próprio paciente ou seus familiares, que percebem a demanda de cuidados profissionais.

Independentemente da forma como for solicitado, o Home Care pode ser uma ótima alternativa para a qualidade de vida do paciente e seus entes queridos. Dessa forma, as chances de uma boa recuperação são muito maiores.

 

Quer saber mais sobre assistência domiciliar? Entre em contato com a gente!