Home care significa cuidados em casa. Isso quer dizer que o paciente, por uma série de motivos, é atendido em sua residência, em uma espécie de internação domiciliar.
Seja para o tratamento de diversas doenças, muitas vezes crônicas, ou para a reabilitação de pacientes que não necessitam mais de internação hospitalar, o home care é um serviço que só tem crescido no Brasil. Em apenas seis anos, segundo um boletim da Federação dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Fehoesp), o número de empresas que prestam atendimento domiciliar quase triplicou no País.
Em 2011, havia 138 estabelecimentos como esse e, em 2018, esse número subiu para 392. Em apenas um ano, houve um aumento de 35% no Home Care, enquanto os outros serviços de saúde cresceram 5%. Isso demonstra que a preocupação com a qualidade de vida dos pacientes e de sua família e com um atendimento mais humanizado é cada vez maior.
Mas afinal, do que se trata o home care?
O termo home care é de origem inglesa. Traduzido, a palavra home significa "lar" e care quer dizer "cuidados". Utilizado há décadas em países como os Estados Unidos, o serviço começou a surgir no Brasil em 1990 e, de lá para cá, como comentamos, só aumentou.
O home care pode ser definido como uma modalidade contínua e multidisciplinar de serviços na área da saúde, em que as atividades são dedicadas aos pacientes em seu ambiente domiciliar, com o objetivo de manter ou restaurar a independência e o conforto com um atendimento diferenciado junto à família. Seu objetivo é curar, sempre que possível, ou estabilizar o estado de saúde do paciente para que possa ter mais qualidade de vida junto aos seus.
Apesar de ser muito confundido com a figura do cuidador, o home care vai muito além disso. Enquanto o cuidador é responsável por cuidados básicos com o paciente, como em sua higiene e alimentação, o atendimento domiciliar é formado por um conjunto de profissionais especializados em diversas áreas, como enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, nutricionistas e psicólogos. Ou seja, é necessário ter formação e conhecimento técnico para a atuação.
O serviço de home care pode ser feito por meio de diversas formas de atendimento, como a realização de atendimentos pontuais, monitoramento, que consistem em visitas mensais de médicos e enfermagem ou, ainda, internação hospitalar, em que um técnico de enfermagem está presente em grande parte do dia ou 24 horas, dependendo do quadro de cada paciente. Nesse mesmo sentido são disponibilizados os equipamentos necessários a cada necessidade.
A Multicuidados é uma empresa especializada na prestação de serviços de atendimento de saúde domiciliar com profissionais credenciados e habilitados para o atendimento qualificado de adulto s e crianças. Entre em contato conosco e deixe a saúde do seu familiar em boas mãos.