Com o inverno se aproximando e a chegada das frentes frias, o cuidado com a nossa saúde deve ser redobrado. Gripes, resfriados, crises de asma, bronquite e rinite passam a fazer parte do dia a dia das pessoas por conta da baixa imunidade que o corpo se encontra nesse período.
O ar seco, vento, frio e os ambientes fechados são os grandes responsáveis por essa queda na imunidade – o que requer um cuidado especial com a nossa saúde durante as épocas mais frias do ano.
A alimentação que temos durante esse período é extremamente importante; o consumo dos nutrientes necessários auxilia na prevenção dessas doenças, mantendo a imunidade alta.
Para ajudar nisso, separamos alguns alimentos que podem se tornar grandes aliados durante os dias frios, confira no nosso post!
Frutas Cítricas
Laranja, limão, kiwi, tangerina, morango, acerola e as demais frutas cítricas são ricas em vitamina C, possuem propriedades anti-inflamatórias e contribuem para o bom funcionamento dos nervos, intestino e na produção de células vermelhas do sangue. Além disso, possuem também potássio, magnésio e cálcio, esses minerais auxiliam no aumento da produção de células de defesa.
Oleaginosas
Amêndoa, castanha-do-pará, pistache, amendoim e nozes são alimentos da classe oleaginosas, ricos em selênio que é um grande antioxidante no combate dos radicais livres, o que ajuda a melhorar as funções do nosso sistema imunológico. Esses alimentos também contribuem para a diminuição do colesterol ruim e elevação do colesterol bom.
Peixes
Os peixes são alimentos ricos em ômega 3 e ácido graxo, torna esse alimento um poderoso alimento no aumento da imunidade nas épocas mais frias. Além de auxiliar no tempo frio, possui nutrientes que auxiliam no combate de doenças do coração e na prevenção de alguns tipos de câncer.
Cogumelo Shitake
O consumo de desse alimento estimula o aumento de produção dos glóbulos brancos, um dos responsáveis pelas defesas do nosso organismo. O cogumelo shitake é pouco calórico e possui muitas fibras, auxiliando também no bom funcionamento do intestino. Inclusive, é muito comum a utilização desse tipo de cogumelo contra o câncer e o HIV.
Canela
A canela pode ser utilizada como um excelente antioxidante no combate dos radicais livres. Essa especiaria possui muitas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, além de reduzir a absorção de açúcar e regularizar os níveis de glicose no sangue.
Alho
O alho é um alimento bastante utilizado como anti-inflamatório, no alívio de dores e um excelente aliado na remoção substâncias tóxicas do nosso corpo. É recomendado que seja consumido cru, pois o calor pode desativar alguns princípios ativos. Para os que não optarem por comer in natura, existe a opção de óleo de alho em formato de cápsulas.
Gengibre
O gengibre possui um princípio ativo chamado gengirol que ajuda a regular o nosso sistema imunológico, deixando o corpo menos suscetível a doenças infectocontagiosas e autoimunes. É considerado um excelente anti-inflamatório que age contra a proliferação de vírus e bactérias. O gengibre também é ótimo para a prevenção de doenças do coração, pois auxilia na diminuição da formação de coágulos sanguíneos.
Iogurte Natural
Por ser rico em lactobacilos com propriedades probióticas, o iogurte natural auxilia na melhora da flora intestinal e do sistema imunológico. Seus princípios ativos também contribuem no controle de sobrepeso e da obesidade.