Osteoporose é a doença caracterizada pela perda da massa muscular (óssea) causada durante envelhecimento e a menopausa, de modo que provoca a fragilidade dos ossos, trazendo maior risco de fraturas ao desfrutar de movimentos bruscos e cansativos, principalmente, na parte da anca, coluna vertebral e membros inferiores como o fêmur.

No Brasil, cerca de 10 milhões de brasileiros tem osteoporose, segundo estimativa da Fundação Internacional de Osteoporose (IOF). Morrem aproximadamente duzentas mil pessoas todos os anos no país em decorrência de fraturas decorrentes desta doença, conforme dados do  Ministério da Saúde (MS), da International Osteoporosis Foundation (IOF) e da Federação Nacional e de Associações de Pacientes e de Combate à Osteoporose (Fenapco) – estudos Brazos.

 

Entenda as causas da osteoporose

A doença está ligada ao envelhecimento do corpo humano, pois com o passar do tempo o tecido ósseo vai diminuindo a capacidade de absorver os nutrientes de forma rápida.

O maior índice de diagnósticos é em mulheres acima dos 60 anos, uma vez que os hormônios mudam com a chegada da menopausa, estima-se que por conta disso a mulher irá apresentar pelo menos uma fratura óssea durante sua vida.

Em mulheres, a falta de estrogênio é um dos principais fatores para o surgimento da osteoporose, pois aumenta a reabsorção óssea e dificulta a renovação de células responsáveis pela formação óssea.

Os homens também podem ser vítimas dessa mal, no caso deles o principal responsável é a falta de testosterona que também é importante para a renovação das células. 

Contudo, sua causa pode ser influenciada também por maus hábitos como, má alimentação, sedentarismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso.

Seus sintomas são silenciosos e dificilmente a osteoporose é descoberta de forma prematura. Geralmente, o paciente sofre uma fratura e, depois disto descobre a doença. A incidência em mulheres é comum depois dos 50 anos, cerca de 25% delas e, cerca de 10% dos  homens são afetados depois dos 60 anos.

Osteoporose tem cura?

Apesar de ser uma doença que não tenha cura, a osteoporose tem tratamentos estabelecidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e diminuir os riscos de maiores fraturas e doenças associadas.

Ter um estilo de vida saudável, praticar exercícios e ter uma alimentação sadia colabora nos tratamentos e reduz o impacto da doença, estimulando a massa óssea do corpo humano.

 

Dia Mundial da Osteoporose

No dia 20 de Outubro é comemorado o dia mundial da Osteoporose. Neste dia, faz-se uma chamada de atenção a nível mundial para os perigos da doença que afeta mais de 200 milhões de pessoas no mundo.

Embora a osteoporose não seja hereditária, este dia tem o objetivo de chamar a atenção da população para as formas de prevenir e a importância de se buscar profissionais para descobrir precocemente a doença, contribuindo assim reduzir os danos a saúde e obter melhor qualidade de vida.

 

Profissionais afirmam que é importante identificar o histórico familiar sobre a osteoporose e com isso manter cuidado redobrado para prevenir a doença.

A importância deste dia é ajudar na identificação do problema, por ser uma doença silenciosa, a osteoporose traz algumas características que podem facilitar o reconhecimento do problema, entre eles:  

·         Dor ou sensibilidade óssea

·         Diminuição de estatura com o passar do tempo

·         Dor na região lombar devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral

·         Dor no pescoço devido a fraturas dos ossos da coluna vertebral

·         Postura encurvada ou cifótica.

Após a identificação da doença, o tratamento é feito com o uso de medicamentos que estimulam a produção de massa óssea.

 

No entanto a ingestão adequada de cálcio e de vitamina D, por meio da alimentação ou de suplementos, e a prática de atividades físicas, como caminhada, hidroginástica e dança, também são eficazes para combater os sintomas da osteoporose, de acordo com os médicos.

Sua prevenção deve ser feita não somente quando diagnosticada, mas sim, durante toda a vida, buscando algumas melhorias na saúde, como fazer o uso de cálcios, a recomendação é cerca de 1200 UI por dia.

Uma alimentação adequada para osteoporose deve conter alimentos como leite e derivados, vegetais de folha escura, óleos de fígado de peixes, ovos e margarinas.

É recomendável estimular a vitamina D para o corpo, expondo-se aos raios do sol, pelo menos por 15 minutos, diariamente.

Evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas ajuda nos métodos de prevenção e tratamento contra a osteoporose.

A Osteoporose é considerada o segundo maior problema de saúde mundial, ficando atrás apenas das doenças cardiovasculares, conheça um pouco mais sobre as principais doenças do coração e adote um novo estilo de vida para viver bem e muito.