O câncer de mama surge quando as células da mama passam a dividir-se de forma desordenada que pode se instalar principalmente no ducto formando um tumor maligno.
É uma doença que acomete mais as mulheres, porém os homens também podem ser vítimas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde na proporção de 1 homem para 100 mulheres.
No Brasil, surgem em média cerca de 52 mil casos por ano, segundo dados do Ministério da Saúde, causando 14.388 mortes, sendo 181 homens e 14.206 mulheres.
Vale ressaltar que, segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
Sendo assim, é indispensável que todas as mulheres façam do autoexame uma rotina constante, a detecção precoce aumenta as possibilidades de cura para 95%.
O câncer de mama possui diferentes tipos e subtipos. Para estabelecer o melhor tratamento o diagnóstico leva em consideração alguns critérios: se o tumor é ou não invasivo, o tipo histológico (identificação do tipo e subtipo), avaliação imunoistoquímica e sua extensão.
Sintomas:
A presença de um nódulo no seio é o principal sintoma, que aparece no início, Mas é importante lembrar que nem todo caroço na mama é câncer. Veja outros fatores que podem indicar:
· Mamas inchadas
· Coceira
· Pele da mama vermelha
· Aspecto de casca de laranja
· Alteração no mamilo (mamilo invertido, coceira)
Quais as principais fatores de riscos:
Não existe uma causa determinante, existem fatores que podem elevar os riscos, mas é importante salientar que todos homens e mulheres correm riscos, por isso, o auto exame é muito importante. Pré disposição genética e histórico familiar estão entre as causas, assim como:
· Ter tido câncer de mama anteriormente;
· As mulheres entre 40 e 69 anos são as principais vítimas. A média de idade para diagnóstico em homens é de 68 anos;
· Alteração genética deste tipo de câncer, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2;
· Ausência de gravidez e mulheres que tiveram filhos após os 35 anos;
· Menstruação precoce (por volta dos 9 anos de idade);
· Menopausa tardia
· Consumo de bebida alcoólica;
· Exposição frequente a Raios-X e outra radiação;
· Terapia por reposição hormonal;
· Dietas ricas em gordura;
· Obesidade e Sedentarismo.
Como se prevenir do câncer de mama:
Infelizmente a doença não tem prevenção de fato e sim campanhas e exames de rastreamento para o diagnóstico precoce do aparecimento da enfermidade. Para isso é recomendado que a mulher saiba analisar o seu corpo e faca o autoexame pelo menos uma vez por mês. E percebendo alguma alteração procurar um médico o mais rápido possível. Após os 40 anos a mamografia passa a ser um exame importante e recomenda que seja feito pelo menos uma vez por ano!
Uma boa alimentação e exercícios físicos também ajudam a prevenir a doença. A boa alimentação ao longo da vida se torna um preventivo da doença, como o consumo maior de frutas, vegetais, fibras, óleo de oliva e peixe parece ter um efeito protetor sobre o câncer de mama.
Como é o tratamento:
O tratamento para câncer de mama depende do estágio e da gravidade, o médico oncologista poderá optar por um, ou pela combinação de vários tratamentos, podendo ser feito através de quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, além disso fatores podem influenciar na escolha do tratamento e as características do tumor e características da mulher.
Se for necessário a cirurgia, pode-se retirar toda a mama ou parte dela, e pode haver a necessidade da retirada dos nódulos linfáticos da axila, se estes tiverem sido atingidos. Feita a cirurgia, em alguns casos, o tratamento pode ser continuado, como forma de tentar eliminar ou evitar a progressão da doença.
Identificar precocemente o câncer de mama é muito importante para o sucesso do tratamento, pois o tumor é curável, em até 95% dos casos, se detectado na fase inicial.
Então como você leu, faça sempre o seu autodiagnostico, e procure um médico anualmente para os devidos exames!
Os cuidados com a saúde é muito importante, portanto vamos nos manter informado sobre outra doença que está crescendo e atingindo milhões de brasileiros, a Diabetes, saiba tudo sobre ela aqui.