Um dos órgãos mais complexos do corpo humano é o cérebro, o qual pode ser comparado a uma máquina perfeita. Mas, para que permaneça em pleno funcionamento, é preciso ter alguns cuidados e atitudes para manter o cérebro sempre jovem.

Há quem atribua os problemas relacionados ao cérebro à idade, porém mesmo pessoas jovens podem sofrer de lapsos e outros problemas caso não realizem desafios mentais e outras ações importantes.

Quer saber como manter o raciocínio, a memória e as outras funções cerebrais funcionando com perfeição por mais tempo? Então confira as dicas a seguir:

Socialização

Uma das principais formas de manter o cérebro jovem é viver em sociedade. Para você ter uma ideia, um estudo com voluntários de aproximadamente 70 anos mostrou que aqueles que se socializam têm 70% menos chances de apresentar um declínio cognitivo ao longo de um ano, se comparados àqueles que vivem isolados.

Conviver com outras pessoas beneficia a memória, a atenção e a velocidade de processamento mental.

Evitar a rotina

Quando o cérebro está acostumando a uma mesma situação todos os dias, ele tende a ficar "preguiçoso". Por isso, tomar algumas atitudes simples para evitar a rotina, como mudar o trajeto ao trabalho periodicamente, por exemplo, podem ser muito benéficas para se manter o cérebro sempre jovem.

Investir em jogos

Um cérebro saudável é aquele que é exercitado com frequência. E, umas das formas mais divertidas de se fazer isso é por meio de jogos, como os de tabuleiro e palavras cruzadas, que o desafiem e estimulem o raciocínio, a concentração e a memória.

Uma pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que 63% dos adultos que se envolvem em jogos mentalmente desafiadores têm menos probabilidade de desenvolver demência.

Fazer exercícios físicos

Além dos jogos que desafiam o raciocínio, o exercício físico também ajuda a manter o cérebro jovem. As atividades aumentam as sinapses cerebrais, criam mais conexões e ajudam na formação de novas células.

Além disso, ao contar com uma boa saúde cardiovascular, proporcionada pelas atividades físicas, há mais oxigênio e glicose sendo transportados para o órgão, o que auxilia significativamente em sua saúde.

Ter uma alimentação saudável

Alimentar-se da maneira correta também ajuda a manter o cérebro sempre jovem. Certos nutrientes, como o ômega 3 e outros ácidos graxos, além das vitaminas D e B12, ajudam a eliminar toxinas no organismo e reduzem os prejuízos cerebrais relacionados à idade.

Entre os alimentos que podem ser ingeridos com essa finalidade estão alguns peixes, como o salmão e sardinha, nozes e oleaginosas, abacate, grãos integrais, beterraba, linhaça e vegetais verde escuros.

Dormir bem

Dormir bem é fundamental para quem busca manter o cérebro sempre jovem. Noites bem dormidas, tanto em quantidade quanto em qualidade, são responsáveis pela restauração do sistema nervoso central, que por sua vez consegue passar as informações entre os neurônios adequadamente.

Isso significa que durante o dia o indivíduo será capaz de armazenar mais informações e a mente fica mais atenta e concentrada.

Ao contrário, aqueles que não dormem bem podem ter problemas como irritação, redução no desempenho, alteração na memória, concentração e humor, além de fadiga.

Como você pôde ver, não existe uma maneira única de manter o cérebro sempre jovem. Mas, se você tomar algumas atitudes, estará certamente contribuindo para uma atividade cerebral satisfatória.

Quer saber mais sobre outros assuntos relacionados à saúde do cérebro? Então fique por dentro do Mal de Alzheimer e como diagnosticar.