As estatísticas para o desenvolvimento do câncer de próstata são alarmantes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que tanto em 2018 quanto em 2019 sejam diagnosticados mais de 68.000 novos casos somente no Brasil. Um outro dado preocupante é que 1 em cada 9 homens será diagnosticado com esse tipo de tumor ao longo da vida.
Portanto, é fundamental que pacientes do sexo masculino saibam do que se trata a doença, quais os fatores que influenciam no seu desenvolvimento, os sintomas e se existem formas de prevenção.
Para ter mais informações sobre todas essas questões acompanhe o nosso post, pois é justamente sobre isso que vamos falar.
O que é o câncer de próstata?
A próstata é um órgão do aparelho reprodutor masculino responsável pela produção de parte do líquido que forma o sêmen. Quando as células das estruturas glandulares da próstata, chamadas ácinos, começam a se proliferar de forma anormal, inicia o processo de formação do tumor, o qual pode invadir o órgão e outras partes do corpo, produzindo as chamadas metástases.
Quais os fatores de risco para o desenvolvimento da doença?
Primeiramente, é importante saber que, apesar de os fatores de risco influenciarem no desenvolvimento do câncer, eles são não garantia de que o indivíduo irá ter a doença. Assim como aqueles que não contam com nenhum fator podem desenvolver o câncer de próstata ao longo da vida.
Entre os principais fatores de risco estão:
â—idade avançada, ou seja, quanto mais idoso for o homem, maiores são as chances. Apesar de ser raro aos 40 anos, por exemplo, aos 50 anos já há um número considerável de casos;
â—ascendência africana;
â—casos de câncer de próstata em parentes de primeiro grau;
â—alterações genéticas como nos genes BRCA1 ou BRCA2, os quais também contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama ou ovário. Porém, nos homens, os casos do câncer de próstata causado por esse motivo são menores;
â—obesidade.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Você já deve ter ouvido falar que o câncer é uma doença silenciosa. E isso vale também para o câncer de próstata. Quando em estágio inicial, a doença não provoca sinais, porém quando se encontra em estágio avançado alguns sintomas podem aparecer. Veja quais são eles:
â—fluxo urinário fraco ou interrompido;
â—micção com mais frequência;
â—maior vontade de urinar no período noturno;
â—sangue na urina ou no esperma;
â—disfunção erétil;
â—dormência ou fraqueza nas pernas e pés.
Nesse caso, é importante saber que alguns dos sintomas acima podem surgir a partir de doenças benignas da próstata, como a hiperplasia. Porém, ao sentir qualquer um deles, é importante procurar um médico especialista o quanto antes.
Esse irá realizar o chamado toque retal e solicitar alguns exames, como o de PSA, em que há uma análise do sangue, exames de imagem e, dependendo dos resultados, uma biópsia que confirmará ou não a doença.
Há formas de prevenir o câncer de próstata?
Apesar de as causas da doença ainda serem desconhecidas e, por isso, não é possível evitar totalmente, há alguns fatores que podem contribui para a prevenção.
Confira alguns deles:
â—dieta saudável, composta por frutas e verduras diariamente;
â—praticar exercícios físicos;
â—manter um peso saudável;
â—não fumar;
â—consumir tomate;
â—diminuir o consumo de álcool;
â—realizar exames de rotina a partir dos 40 anos.
Como dissemos, ainda não existem formas de impedir totalmente o desenvolvimento do câncer de próstata.
Porém, um acompanhamento médico apropriado e um estilo de vida saudável podem preveni-lo, ou, em casos em que a doença é confirmada, é possível iniciar o tratamento em estágio inicial, o que aumenta consideravelmente as chances de cura.
Então mantenha hábitos saudáveis como se exercitar e saiba como ter uma mente em pleno funcionamento.