Desde que nasce, o ser humano precisa do toque para se sentir seguro e amado. E isso não é diferente com os idosos. Aliás, além das crianças, eles são o que mais precisam do contato físico carinhoso, já que muitas vezes, enquanto os adultos estão imersos em suas rotinas, as pessoas de terceira idade permanecem longos períodos sozinhos, precisando de atenção.

Nesse sentido, o toque de carinhos e os abraços espontâneos se tornam fundamentais para fazer com que o idosos se sinta valorizado e com maior auto estima.

Isso contribui até mesmo para sua expectativa de vida. Para você ter uma ideia, segundo informações do Relatório Global para Prevenção do Suicídio, da Organização Mundial da Saúde, as taxas mais altas de suicídio estão pessoas acima dos 65 anos.

Essas fatalidades acontecem, na maioria das vezes, em função da depressão e solidão pela qual passam muitos deles. Nesse caso, o carinho se torna um instrumento fundamental para auxiliar no bem estar geral dessas pessoas, os quais são entes queridos, familiares ou pacientes.

Que tipo de toque pode ser feito?

Para os idosos, qualquer tipo de toque é bem vindo. Um abraço, por exemplo, é capaz de aumentar significativamente os níveis de oxigênio no sangue, elevar os níveis de serotonina, responsável pela sensação de bem estar, e até mesmo reforçar o sistema imunológico, o qual mantém os indivíduos livres de doenças.

Além dos abraços, valem massagens, cafunés, alongamentos, mãos dadas e tudo o mais que demonstre amor e carinho por parte de quem os idosos estimam.

Nesse sentido, é importante lembrar que os idosos, com o passar da idade, vão ficando com a pele cada vez mais fina, o que aumenta os riscos de machucados. Portanto, devem ser tocados com leveza e suavidade, de forma com que esse traga somente benefícios.

Quais são os toque terapêuticos disponíveis?

Além do toque realizado por familiares e cuidadores, é possível incluir também o toque terapêutico e profissional na vida dos idosos.

Entre as terapias estão a massagem gerontológica, shiatsu, que utiliza a pressão do dedos para trazer a sensação de bem estar, o reiki, que funciona como um sistema de energização por meio do toque das mãos e até a mesmo a fisioterapia, que pode ajudar tanto no nível físico quanto no mental.

Agora que você já sabe a importância do toque para os idosos, não deixe de tomar essa atitude e estimular outros familiares e cuidadores a fazerem o mesmo. E saiba como é importante a convivência entre crianças e idosos.