O natal está chegando, mas ele não veio sozinho, não é mesmo? Este período do ano é marcado pela agenda cheia e pouco tempo. Muitas tarefas para concluir antes de terminar o ano, confraternizações, compra de presentes, enfrentar shoppings, lojas e supermercado superlotado, torna-se difícil manter a calma e não ficar ansioso com o acumulo de tarefas. Resultado, você caiu na Síndrome do Final de Ano.

Ansiedade, receio de não agradar a quem ama e de as coisas não saírem como o planejado. Acertei?

Desse modo, qual seria a melhor forma de organizar as tarefas e driblar a ansiedade e estresse das comemorações de final de ano? Adquira novas dicas para dominar o estresse e ficar livre da síndrome do fim do ano.

Dicas para fugir da Síndrome do final de ano

Escreva: A melhor forma de organizar a mente é passando as ideias para o papel. Por isso, anote todas as tarefas, eventos e compras que deve fazer e busque no calendário os dias e horários que terá disponível evitando assim, o estresse de comprar de última hora.

Respire: A ansiedade é uma sensação normal e nem sempre ruim. Ela faz parte do instinto de proteção, e sensação de deixar tudo pronto para outras pessoas. Tenha em mente que ela é normal no final do ano, e que acontece, mas logo passa, pois tudo estará resolvido e você poderá descansar.

Se atente aos detalhes: Com a correria é normal esquecer de pequenos detalhes. Esteja presente, principalmente para as pessoas que fazem a diferença em sua vida, como amigos próximos e familiares. Essas pequenas ações também irão ajudar você a relaxar e se sentir mais confortável para enfrentar os estresses que podem surgir.

Tenha equilíbrio: Um boa noite de sono e alimentação não se nega a ninguém, principalmente, para quem cuida das festas. É importante que você não perca o controle sobre o seu sono, e não deixe de se alimentar regularmente, estas pequenas coisas te manterá disposto para as novas tarefas do dia seguinte sem preocupações ou estresses anteriores;

Controle sua rotina: Ter rotina pode ser algo positivo, principalmente na hora da correria, por isso, busque relaxar e manter a calma. Especialistas recomendam a meditação, pois a prática fortalece a capacidade de regular emoções.

Faça uma lista: 2018 pode ser considerado um ano cheio de novas histórias, experiências, aprendizados, choros, alegrias e grandes acontecimentos. Dedique alguns minutos a pensar sobre as conquistas, os planos que deram certo e as surpresas boas do ano que passou e as novas experiências que o próximo ano pode trazer.

Participe: Lidar com a ansiedade nem sempre é fácil, mas a sensação de dever cumprido te dará novas forças para ser feliz. Escute uma música, caminhe, faça coisas que te deixe feliz, afinal você merece essa recompensa após um ano de muito trabalho e realizações.

No final de todas essas dicas, a principal é comemorar, respirar e agradecer. Abrace seus amigos, presenteie familiares e busque forças em si próprio para mais uma finalização e início de novo ano e etapa em sua vida.

Aproveite nossas dicas. Boas festas!