Ficar doente com frequência pode ser um sinal de problemas de saúde. Mas você sabia que alguns alimentos são fundamentais para fazer a defesa do seu corpo e melhorar a sua imunidade?
Imunidade é o conjunto de mecanismos que protegem o seu corpo de agentes infecciosos como vírus e bactérias que tentam invadir o seu organismo.
Mais conhecida como imunidade baixa, acontece quando a pessoa fica predisposta as bactérias que podem provocar diversas doenças como, resfriado, pneumonia, herpes, amigdalite e estomatite.
Ela pode acontecer por vários fatores, entre os principais está a má alimentação, estresse, falta de exercício físico e excesso de bebidas alcoólicas.
Embora não haja estudos conclusivos, um relatório da Universidade de Harvard, explora os efeitos da dieta, exercício, idade, estresse psicológico e outros fatores sobre a resposta imune, tanto em animais quanto em humanos para aumentar a imunidade, portanto, ter uma boa alimentação é um pré-requisito para evitar a queda do sistema imunitário.
Alimentos que aumentam a imunidade
Alimentos ricos em proteínas, minerais, carboidratos e lipídios são poderosos para aumentar a imunidade do organismo, listamos os principais e algumas dicas para você:
Frutas cítricas: Laranja, acerola, kiwi, tomate e morango são ricas em vitamina C e ajudam a construir o “exército” do sistema imunológico, produzir glóbulos brancos, que são fundamentais para combater infecções e aumentar a resistência do organismo;
Vegetais verdes: Ricos em ácido fólico, alimentos como brócolis, pimentão, couve e espinafre possuem inúmeros antioxidantes, estimula o sistema imunológico e ajuda a manter a pele saudável;
Ricos em zinco: Carne, cereais integrais, castanhas, sementes de feijão, lentilha, ervilha e grão de bico, são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico;
Oleaginosas: Fundamental para o combate à diminuição da atividade física em idosos, as oleaginosas são compostas por alimentos como castanhas, nozes, amêndoas e óleos vegetais como os de girassol e canola, por exemplo, que são ricos em vitamina E.
Gengibre: Muito conhecido por ótimos chás, o gengibre é rico em vitamina C e B com ação bactericida, ajudando a diminuir a inflamação, náusea e dores crônicas fortalecendo o seu organismo contra bactérias;
Fontes antioxidantes: Melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo, a castanha do Pará e champgnom, contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres;
Alho: Um tempero essencial para qualquer prato é também um herói no combate as infecções. Rico em vitamina A, C e E, o alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico podendo abaixar a pressão arterial, adiar o endurecimento das artérias e reduzir mucos nos pulmões que causam a tosse e bronquite;
Chá verde e preto: Outro tipo de antioxidante, o chá verde, é rico em epigalocatequina galato (EGCG), poderoso antioxidante para combater o envelhecimento e desgaste precoce do organismo. O chá-preto é rico em flavonoides e previne danos na corrente sanguínea e nas artérias, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Iogurte: Iogurtes são enriquecidos com vitamina D, hormônio essencial para regular o sistema imunológico, por isso, o consumo regular ajuda a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal. Busque os naturais, sem açúcar, vivos e fermentados como o iogurte grego, por exemplo, esses são os principais para aumentar a sua imunidade.
Dicas importantes para a melhoria da imunidade
Fazer atividades físicas alinhadas à boa uma alimentação é a fórmula para que o sistema imunitário esteja forte para evitar as gripes e infecções, para que os anticorpos sejam sintetizados e possam cumprir sua função de proteger o organismo.
A primeira coisa a ser feita é escolher um estilo de vida saudável e uma alimentação rica, assim, todas as partes do corpo, incluindo o sistema imunológico, funcione melhor e proteja de agressões ambientais reforçadas.
Por isso, aqui vai algumas dicas:
· Faça uma dieta rica em frutas e legumes
· Exercite regularmente
· Mantenha um peso saudável
· Não fume
· Durma adequadamente.
· Beba apenas com moderação
· Tente minimizar o estresse.
Agora que sabe como prevenir a baixa imunidade, reveja a sua dieta, a sua programação de atividade física e não se esqueça de adotar outro procedimento simples, mas que tem grande importância na prevenção de doenças: Lave sempre as mãos! Conheça as doenças que podem causar quando não se tem esse hábito.