Em algum momento da vida todos nós sentimos ou iremos sentir dores e incômodos na região lombar, não é mesmo? Independentemente de ser causado por lesões, luxações, sintomas de algum problema de saúde ou até mesmo quando dormimos de mau jeito, é um problema bastante recorrente, tanto em idosos quanto em pessoas mais jovens.

Mas você sabe qual é a diferença entre dor nas costas e dor na coluna? A explicação é bem simples. Dores nas costas normalmente estão relacionadas aos músculos da região ou problemas em órgãos.

Já as dores na coluna, na maioria das vezes, estão relacionadas à problemas na estrutura óssea do indivíduo, como por exemplo desvios dos eixos normais da coluna, patologias como artrose e hérnia de disco, alterações degenerativas nas articulações, dentre outros problemas.

Normalmente os sintomas são mais intensos em relação aos problemas nas costas. É bastante comum as dores atingirem e irradiarem até outras áreas do corpo, como braços, pernas e nádegas. Em casos mais graves a dor pode incapacitar o indivíduo e afetar a sua qualidade de vida.

Quais são as principais causas?

Existem diversas causas para dores na coluna, normalmente relacionadas a problemas crônicos do paciente. Os principais motivos indiretos podem ser os ligados:

  • à obesidade;
  • má postura;
  • gestação.

Conheça mais cinco possíveis causas para dores na coluna:

  • Lombalgia
  • Hérnia de disco;
  • Lordose;
  • Degeneração dos discos;
  • Estresse.

Como evitar?

Normalmente as dores na coluna estão relacionadas a problemas de má postura e maus hábitos do paciente. Por isso é fundamental investir na prática regular de atividades físicas com o acompanhamento de um especialista, uma alimentação balanceada, prezar pela postura correta e buscar mudanças ergonômicas no ambiente de trabalho.

Para evitar, também é necessário evitar excesso de peso na região lombar, flexionar os joelhos para pegar objetos no chão, manter o peso dentro dos níveis saudáveis para o biotipo do indivíduo e evitar carregar pesos que superem de 15% a 20% do peso corporal.

Já em pessoas idosas os cuidados se mantém e necessitam de atenção, devendo sempre passar por acompanhamento médico para que se possa compreender as reais necessidades do idoso, não o levando à limites que possam afetar em outros pontos da sua saúde.

Tratamentos

Caso sinta dores na coluna, o recomendado é buscar o auxílio médico para identificar o problema e quais serão os cuidados necessários. Os tratamentos mais comuns são:

  • Fisioterapia; RPG para a correção de postura;
  • Indicação de analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares;
  • Nos casos mais graves em que os tratamentos anteriores não são eficientes ou em situações que são necessárias correções em possíveis deformações da coluna, como no caso da escoliose, o médico pode solicitar a cirurgia.