Com a queda das temperaturas e a tendência de os ambientes ficarem mais fechados, o surgimento de doenças no inverno aumenta significativamente. Para pessoas da terceira idade, o cuidado e a atenção devem ser redobrados.

Nessa época do ano, idosos ficam mais suscetíveis a problemas com a mobilidade, infecções, gripes, resfriados, pneumonias, aumento de dores crônicas advindas de problemas como artrites artroses, hipotermia, além de lesões relacionadas ao clima, como queimaduras na pele e quedas em superfícies molhadas.

Para manter as pessoas com mais idade seguras e aptas para enfrentar o inverno, separamos algumas dicas dos principais cuidados com idosos nessa época do ano. Se interessou? Continue lendo o nosso post!

1. Manter as vacinas em dia

Para garantir a saúde e minimizar possíveis problemas, é fundamental que a carteira de vacinação esteja em dia. As vacinas contribuem para manter os idosos saudáveis e reduz o risco de infecção de problemas graves, como por exemplo pneumonia.

É importante também que haja o acompanhamento com um médico antes do período do inverno, mantendo as consultas e a periodicidade dos exames em dia, a fim de garantir que tudo está bem e o idoso não possui nenhum problema de saúde, pois existem diversos problemas que se agravam no inverno.

Com o diagnóstico precoce, é possível se antecipar no tratamento e minimizar possíveis sintomas que possam se agravar futuramente.

2. Beber bastante líquidos

É comum que idoso tenham pouca sede devido a diminuição das taxas metabólicas do corpo. Por conta disso, a desidratação na terceira idade se torna ainda maior e a atenção nesse aspecto deve ser redobrada.

Portanto, lembre-se que é fundamental beber bastante água ao longo do dia, a fim de manter as células hidratadas para que possam trabalhar da maneira correta. Lembrando que beber em pequenas quantidades no decorrer do dia ajuda na absorção dos nutrientes.

3. Deixar os ambientes aquecidos

Manter aquecido o ambiente em que o idoso fica a maior parte do tempo é imprescindível. Invista em aquecedores e roupas que ajudem a reter o calor, deixando o local o mais confortável possível e livre de mudanças climáticas bruscas.

O ideal é que a temperatura ambiente permaneça em 25° célsius. No período da noite, é necessário se certificar de fechar portas, janelas e frestas que possam ter a circulação de ar gelado diretamente para o idoso. Mas lembre-se! É necessário manter a ventilação do ambiente.

4. Olho na alimentação!

Sabemos que uma alimentação equilibrada é importante independente de qual seja a época do ano, mas no inverno a atenção pode ser um pouco redobrada. Com a queda das temperaturas, é comum que o sistema imunológico fique mais fragilizado, em comparação com outras épocas do ano.

Por isso, além de fornecer uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes que auxiliem nessa proteção, é importante também investir em alimentos que aqueçam o corpo de dentro pra fora. Assim se torna possível manter o corpo forte e ativo, reduzindo as chances de o idoso ter hipotermia ou problemas de saúde em decorrência da baixa imunidade.

5. Usar roupas adequadas para a época

A pele de pessoas idosas, naturalmente, é mais fina e frágil em comparação a pele de pessoas mais jovens. Por isso, nas épocas mais frias do ano é importante mantê-la protegida dos danos que as baixas temperaturas podem ocasionar.

O uso de toucas, meias e luvas para a proteção das extremidades do corpo é fundamental. Casacos quentes e cachecóis também são bem-vindos. Na hora de dormir, é importante investir em cobertores que mantenham o corpo aquecido durante a noite toda.

É importante lembrar que, no período da manhã, a atenção com a friagem deve ser redobrada, portanto, o idoso assim que sair da cama, deve estar protegido e preparado para enfrentar o frio.

6. Fazer atividades físicas

É comum que no frio as pessoas se tornem mais sedentárias por conta da sensação que o frio nos causa. Para idosos, esse índice aumenta significativamente, pois passam a se movimentar menos devido as limitações que a idade e problemas de saúde podem gerar.

Por isso, é importante que pessoas idosas se mantenham em movimento durante o inverno da maneira que puder. A prática de atividade física auxilia na melhora da circulação sanguínea e no aquecimento do corpo.