O home care, ou saúde domiciliar, é uma prática muito comum em outros países, como nos Estados Unidos. No Brasil, é um mercado em constante crescimento. Prova disso é relatório global Home Health Care Services - INSEAD, que mostra que potencial desse mercado no país corresponde a 33%, quando comparado a países da América Latina.
Existem diversas razões para esse aumento. Para começar, a população brasileira está envelhecendo. Isso quer dizer que se eleva a necessidade de cuidados e de empresas que ofereçam serviços de saúde a esse público. Outro aspecto é relacionado à desospitalização, que pode trazer uma redução de custos entre 30% e 50% para as operadoras de saúde.
O que é home care
Quando se fala em home care, muitos imaginam a figura do cuidador. Porém, o modelo é muito mais amplo do que isso. Trata-se de um atendimento em domicílio prestado por profissionais especializados da área da saúde, a pacientes que necessitam de acompanhamento e auxílio durante um tratamento ou processo de recuperação, seja contínuo ou temporário.
Os cuidados dos profissionais de home care podem ser intensivos ou paliativos, dependendo do quadro de cada paciente. Além disso, em muitos casos, médicos, enfermeiros e demais especialistas dividem espaço com equipamentos, aparelhos e instrumentos médicos nas residências.
Como surgiu o conceito
Há mais de um século o home care é utilizado nos EUA, país onde surgiu essa forma de atendimento. O conceito foi desenvolvido a partir da ideia de oferecer cuidados, conforto e segurança ao paciente e seus familiares.
No Brasil, a prática vem se estabelecendo há cerca de duas décadas, por meio de profissionais que se propuseram a oferecer um atendimento de saúde diferenciado. Mas foi somente nos últimos anos que o modelo veio ganhando mais força.
Legislação brasileira para o home care
A prestação do serviço de home care é regulamentada pela Resolução Normativa 428, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A entidade estabelece que, caso a operadora de saúde ofereça a internação domiciliar, com ou sem previsão contratual, deverá obedecer as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, da Lei dos Planos de Saúde e à Resolução 1668/03, do Conselho Federal de Medicina.
Esse determina quais as especialidades dos profissionais que devem compor as equipes e os tipos de serviços que as empresas devem dispor para prestar um atendimento de qualidade e seguro aos pacientes.
É importante frisar que, em caso de indicação médica, os planos de saúde são obrigados a fornecer o home care. Apesar de não estar previsto no rol de coberturas obrigatórias, algumas operadoras incluem esse como um serviço coberto.
Porém, mesmo que isso não ocorre, o Poder Judiciário entende que a internação domiciliar é um direito do paciente que não pode ser negado.
Como funciona o serviço de atendimento de saúde domiciliar?
Na maioria dos casos, o atendimento home care é indicado pelos médicos quando o paciente não necessita dos serviços exclusivamente hospitalares e, ao mesmo tempo, não pode ter alta em função do seu quadro de saúde.
Quando estão com o quadro clínico estável, os pacientes dão continuidade ao tratamento em casa, por meio da supervisão de profissionais ou equipes de saúde.
Podem ser atendidos desde os casos mais simples até os mais complexos, como é o caso de pacientes que precisam de respiração artificial.
Além disso, pessoas que precisam de reabilitação também podem receber o atendimento domiciliar de nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros profissionais.
Quais as vantagens do home care para pacientes e familiares?
A prática do home care traz uma série de vantagens. Entre as principais podemos citar:
â— humanização e personalização no atendimento;
â— conforto a pacientes e familiares;
â— evita complicações clínicas desnecessárias;
â— libera leitos hospitalares para pacientes que necessitam;
â— recuperação mais rápida do paciente, já que permanece no ambiente domiciliar e próximo à família;
â— fornece elementos como materiais, medicamentos e equipamentos.
Quais os benefícios da prática para hospitais e planos de saúde?
Como citamos, o home care proporciona a desospitalização. Por sua vez, mais leitos hospitalares ficam à disposição de novos pacientes.
Além disso, casos de internamento que não trazem vantagens financeiras as instituições são eliminadas. Afinal, como em qualquer outra organização, é necessário ter lucro para manter o funcionamento.
Por isso, muitos hospitais, após uma análise cuidadosa de custos e benefícios, optam por incentivar os pacientes e seus cuidadores a transferirem o tratamento para o regime domiciliar.
Os planos de saúde também obtêm uma série de vantagens por meio do home care. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, realizada em 2016, o presidente do Núcleo Nacional das Empresas de Serviço de Atenção Domiciliar (Nead), Luís Cláudio Marrochi, ressaltou que cerca de 50% dos custos dos planos tinham relação com o ambiente hospitalar. Para isso, teve como parâmetros informações da ANS e do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).
Outros pontos positivos para as operadoras são o maior controle do tratamento dos pacientes, garantindo que os prestadores de serviço cumpram com as exigências, além de seguirem uma tendência mundial. Ou seja, podem acompanhar a rentabilidade do modelo.
Quais os cuidados que devem ser adotados antes de contratar um serviço de home care?
Como você pôde comprovar, o home care beneficia todos os envolvidos. Porém, antes de contratar um serviço, é essencial que alguns cuidados sejam tomados, de modo a garantir a seriedade da empresa. Veja quais são eles:
â— verifique se a prestadora está apta a realizar atendimento domiciliar por meio de documentações da ANS, ANVISA e outros órgãos;
â— faça uma pesquisa de preços, mas tenha em mente principalmente a qualidade do atendimento prestado;
â— conheça os profissionais que prestarão o atendimento para verificar quesitos como empatia;
â— dê preferência a empresas multisserviços, que disponibilizem equipe multidisciplinar, atendimento de urgência, equipamentos e outros elementos necessários;
â— peça opinião a clientes já atendidos para verificar sua percepção sobre a empresa.
Com essas precauções tomadas, é possível aproveitar todas as vantagens que o home care pode oferecer.
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