Os cuidados com os pacientes muitas vezes exigem habilidades além daquelas aprendidas durante a formação do profissional de enfermagem, e uma delas é a comunicação não verbal.

Prestar assistência às pessoas com dificuldades de se expressar verbalmente por inúmeros motivos como, por exemplo, o uso de tubo orotraqueal, por exemplo, é um desafio enfrentado diariamente na área da saúde.

Para compreender as necessidades dos pacientes nesses casos é preciso captar o que eles querem dizer através de olhares, gestos e expressões faciais. E é sobre isso que vamos falar neste texto.

Continue a leitura e veja a importância dessa habilidade para os profissionais de enfermagem.

 

O que é comunicação não verbal na enfermagem?

Os seres humanos podem se comunicar de diferentes formas, entre elas está a comunicação que não usa a palavra falada ou escrita, mas que transmite mensagens por meio de tom de voz, expressão facial, gestos, postura corporal, etc., ou seja, a comunicação não verbal.

Na enfermagem a atenção à comunicação não verbal com pacientes e  familiares permite que o enfermeiro, bem como os demais profissionais de saúde, identifiquem e reconheças as  necessidades não explicitadas verbalmente, e ajude a direcionar o atendimento, tornando-o humanizado.

 

Quais são as diferentes formas de comunicação não verbal

A comunicação não verbal muitas vezes é emitida sem que estejamos conscientes de que estamos nos comunicando através dela. Ela compreende gestos e expressões faciais como olhares e sorrisos.

Confira abaixo algumas das suas classificações:

 

·         Paralinguagem: Os sinais paralinguísticos são fornecidos por grunhidos, ruídos vocais, tosses, suspiros etc.

·         Cinésica: É a linguagem corporal.

·         Proxêmica: É a forma como o espaço é utilizado, por exemplo: a distância mantida por uma pessoa da outra durante uma conversa.

·         Características físicas: São as informações que podemos obter observando a característica física de cada indivíduo, como ter noção da sua idade, gênero e estado de saúde, por exemplo.

·         Tacêsica: É toda a linguagem que envolve o toque.

 

 

Quais são os tipos de comunicação que podem ser usados na enfermagem?

Durante a rotina de cuidados vários sinais podem ser usados pela equipe de enfermagem para decodificar as mensagens emitidas pelo cliente, tais como:

Um olhar fixo ou em movimento, piscadas de olhos (uma para sim, duas para não), lágrimas, expressão facial séria ou alegre, sorriso ou franzimento dos lábios, suor, palidez, demonstração de ansiedade como roer as unhas ou arrancar a pele dos lábios e muitos outros.

Vale ressaltar que a comunicação escrita também é muito utilizada pela enfermagem. É através dela que as informações sobre o tratamento adotado para o paciente são transmitida para toda a equipe de médico e enfermeiros, bem como para registros.

 

 

A influência da comunicação não verbal no cuidado dos pacientes

A fala nem sempre expressa um sentimento verdadeiro, porém os gestos dificilmente conseguem ser manipulados, por esse motivo a habilidade de comunicação não verbal é imprescindível na área da saúde.

 A partir do momento que um profissional de enfermagem é capaz de compreender e trocar informações com um paciente impossibilitado de se expressar verbalmente ou mesmo que tenta esconder as sensações e sentimentos, permite uma abordagem mais correta e proporciona tranquilidade e segurança.

 Muitas vezes a pessoa enferma está há dias isolada, passando por diferentes sentimentos como medo, ansiedade e angústia, e o fato de não conseguir transmitir o que está vivenciando pode causar um grande estresse, prejudicando ainda mais o quadro clínico.

 

A comunicação e a humanização na enfermagem

Os sinais não verbais que os pacientes emitem não devem ser ignorados, cada pessoa é única e possui experiências e traumas singulares. Analisar essa linguagem é fundamental para evitar incômodos.

 Por exemplo, podemos identificar através dos gestos e expressões quando uma pessoa está desconfortável enquanto um profissional da enfermagem faz o atendimento, ou mesmo quando declarando que está bem, mas apresenta sinais de desânimo e tristeza, etc...

 Entender o paciente e atendê-lo da melhor maneiro respondendo a sua necessidade não explicita, permite estabelecer uma relação de segurança e confiança, que é essencial. É preciso demonstrar profissionalismo não só através da fala, mas também por meio de atitudes.

 Demonstre que o seu paciente não é apenas mais um número. Peça sempre licença quando precisar tocá-lo e seja gentil sempre, inclusive, para dar notícias desagradáveis.

 A comunicação e a humanização na enfermagem estão relacionadas com uma palavra: Empatia.