Sabemos que um enfermeiro tem como principal objetivo reestabelecer e manter a saúde do paciente, promovendo a ele todo o auxílio necessário para amenizar os efeitos de uma doença. Mas qual é a diferença entre ele e um enfermeiro RT?
No artigo de hoje vamos esclarecer essa dúvida e conhecer um pouco mais sobre o profissional de enfermagem com responsabilidade técnica, bem como todas as suas atribuições. Confira abaixo!
O que é Enfermeiro RT?
O enfermeiro RT é aquele que responde tecnicamente e legalmente pela profissão, sendo um referencial de Enfermagem na instituição em que atua.
A sua função garante que a assistência e os cuidados de enfermagem no ambiente de trabalho estão sendo supervisionados por um profissional habilitado.
De acordo com a resolução nº 509/2016 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o enfermeiro responsável técnico é o profissional de Enfermagem de nível superior, nos termos da Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986 e do Decreto nº 94.406, de 08 de junho de 1987 a quem é concedida, pelo Conselho Regional de Enfermagem, a ART.
A Certidão de Responsabilidade Técnica (CRT) é valida por 12 meses e deve ser renovada após esse período.
Quais são as atribuições do enfermeiro RT?
Segundo o Cofen, o enfermeiro responsável técnico tem sob sua responsabilidade o planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos serviços de Enfermagem.
Algumas outras funções atribuídas a esse profissional segundo a resolução citada acima são:
· Organizar o serviço de Enfermagem com instrumentos administrativos (Pops, regimentos, manual de normas e rotinas)
· Colaborar com atividades da CIPA e CCIH, Educação Continuada e demais comissões instituídas na instituição/empresa
· Zelar pelo cumprimento das atividades privativas do Enfermeiro
· Garantir prestação de assistência a pacientes graves por Enfermeiro e Técnico de Enfermagem
· Garantir supervisão de estágio curricular obrigatório e não obrigatório por professor e Enfermeiro da instituição.
Além disso, é imprescindível que o enfermeiro RT se faça presente na instituição. O código de ética dos profissionais de enfermagem proíbe que o nome do profissional conste no quadro de funcionários sem que ele exerça de fato as funções estabelecidas.
Por esse motivo, um enfermeiro responsável técnico pode ter no máximo duas ARTs para não causar conflito de horários. Sendo a jornada mínima de trabalho desse profissional de 20 horas semanais (4 horas diárias).
Qual a importância do enfermeiro RT nos Home-Care?
Primeiramente, o enfermeiro RT não pode trabalhar em domicílio de forma autônoma, é preciso ter um vínculo com uma empresa de home-care que cumpra todos os requisitos para trabalhar nessa especialidade.
A Resolução nº 270/2002 do Cofen regulamenta as empresas que prestam serviços de enfermagem domiciliar home-care. Definindo então, a necessidade de ter um enfermeiro como responsável técnico para gerenciar as atividades de enfermagem, além de um enfermeiro encarregado por um turno de trabalho.
Esse profissional assegura um tratamento adequado para o paciente em domicílio, conferindo um atendimento qualificado mesmo fora do ambiente hospitalar. Sua função também é servir como elo com a equipe multidisciplinar.
A resolução nº 267/2001 do Cofen estabelece outras atividades do profissional da área de acordo com o nível de complexidade:
Menor complexidade: Investigação do curso da doença através da implementação de procedimentos técnico-científicos de enfermagem com o objetivo de prevenir, promover e manter uma vida saudável ao cliente.
Média complexidade: Não há uma doença em curso, e por isso a realização de procedimentos técnico-científicos de Enfermagem que determinarão a forma de assistência, com intuito de discutir o dano, a invalidez e a reabilitação do paciente para retornar à sua vida normal;
Alta complexidade: O paciente está sofrendo de uma doença crônica e os cuidados de saúde devem ser multiprofissionais com atendimento domiciliar para garantir tratamento especializado.
Algumas funções que podem ser atribuídas ao enfermeiro RT em home-care
• Estabelecer normas e procedimentos aplicando a SAE (sistematização da assistência de enfermagem);
• Ordenar, gerir, liderar e avaliar os serviços prestados pela equipe de enfermagem em domicílio;
• Cooperar com os demais profissionais do apoio interdisciplinar;
• Promover processos de melhoria da qualidade de vida do paciente em assistência domiciliar;
• Servir de referência para a equipe;
• Os indicadores de vigilância sanitária, bem como Indicadores Internos são de sua responsabilidade;
• Analisar e controlar documentação da instituição, mantendo estes sempre atualizados.
Características essenciais ao enfermeiro que deseja tornar-se RT
O enfermeiro que pretende se tornar responsável técnico precisa primeiramente ser um bom líder, pois coordenará toda a equipe de enfermagem.
Também deve ter capacidade de elaborar normas e POPs de acordo com o padrão de qualidade estabelecido pela instituição.
Organização e compromisso também são requisitos para a vaga. O enfermeiro RT muitas vezes precisa montar e administrar escalas dos profissionais.
Além disso, a comunicação desse profissional deve ser eficaz, pois será o responsável por desenvolver e ministrar treinamentos para a equipe de enfermagem, assim como dar feedbacks quando necessário.
E, um dos tipos de comunicação mais usados por uma equipe de enfermagem, é a comunicação não verbal. Entenda esse conceito e todos os seus benefícios.