Ao longo dos anos a gestão de pessoas passou por grandes mudanças. Antes disso, suas atividades baseavam-se em práticas administrativas/burocráticas, e o lado humano da gestão não tinha a devida importância.
Atualmente, sabemos que a qualidade do serviço prestado vai muito além do cumprimento das tarefas.
Portanto, os profissionais responsáveis pela gestão de pessoas devem se atentar a outros fatores para garantir um alto padrão de atendimento, tais como: o clima organizacional, as situações de trabalho, o convívio entre os colaboradores, a qualidade de vida, a eficiência da comunicação e outros aspectos.
Uma boa gestão de pessoas na área da saúde é um dos propulsores do sucesso de uma organização e do aumento da autoridade de uma clínica ou ambiente hospitalar.
Quer formar equipes engajadas na sua instituição? Então continue a leitura!
Entenda o conceito de gestão de pessoas
A gestão de pessoas é um conjunto de recursos baseados na psicologia organizacional que busca o desenvolvimento do capital humano da empresa.
Fazer um bom gerenciamento desse capital é fundamental para garantir que as atividades e objetivos da instituição sejam cumpridos.
O gestor utiliza técnicas que aumentam a motivação dos colaboradores e proporcionam maior rendimento e desempenho na realização das tarefas.
A gestão de pessoas permite que o funcionário perceba a sua importância, assegurando que esteja comprometido com a missão, visão e valores da empresa.
Principais desafios de gestão de pessoas na área da saúde
Não ser capaz de fazer uma boa gestão de pessoas na área da saúde pode causar conflitos internos, o que aumenta a rotatividade dos colaboradores e ainda ocasiona a má qualidade dos serviços prestados, o que certamente provocará menos clientes.
Um dos principais desafios está relacionado com a otimização do tempo e agilidade no atendimento aos pacientes. Para isso podem ser utilizadas ferramentas como sistemas de software que automatizam os processos.
Outro ponto muito importante na gestão de pessoas na área da saúde é conseguir manter a assistência humanizada. É comum vermos clientes insatisfeitos e avaliações negativas nas redes sociais e nos comentários do Google sobre a conduta dos profissionais do âmbito hospitalar.
Além disso, é importante citar o problema que é engajar os colaboradores. Para empresas que buscam uma acreditação isso é fundamental para o alcance da certificação.
Isso porque embora os gestores estejam empenhados nesse processo, de nada adiantará se os funcionários não estiverem alinhados no mesmo objetivo.
Por último, a capacitação da equipe é outro desafio enfrentado na gestão de pessoas.
Desse modo, investir em educação corporativa é um meio eficaz de contornar esse e todos os outros obstáculos, e ainda garantir um melhor desenvolvimento dos profissionais e da instituição.
Princípios essenciais para uma política de gestão de pessoas em saúde
É preciso que cada instituição de saúde crie uma política de gestão personalizada. Entretanto existem princípios essenciais que auxiliam o gerenciamento do capital humano.
Atribuir importância aos funcionários de forma pessoal e profissional para cumprir a missão da organização.
Proporcionar condições de trabalho adequadas, como segurança, avaliação e retenção de capital humano.
Encorajar os líderes a adotarem um padrão de gestão que possa trazer um bom clima organizacional.
Propiciar um ambiente de trabalho onde as habilidades dos colaboradores possam ser aperfeiçoadas, além de promover a melhoria contínua por meio da educação corporativa.
Confira abaixo algumas palavras-chaves para uma política de gestão de pessoas na área da saúde eficaz:
· Gestão de talentos
· Ética
· Qualidade de vida no trabalho
· Humanização
· Valorização e qualificação profissional
· Gestão do clima organizacional
· Comunicação eficiente
Atribuições do líder no âmbito hospitalar
Conforme citamos acima um dos princípios essenciais para uma boa gestão de pessoas na área da saúde é o padrão de gestão do líder.
Comunicação efetiva
A comunicação é a base de todos os relacionamentos humanos, e no ambiente hospitalar deve ser ainda mais precisa.
Manter o bom relacionamento
Para manter um bom clima organizacional é preciso que o relacionamento entre as equipes seja saudável e sem competições.
Promover o engajamento
Uma das principais atribuições do líder de gestão de pessoas na área da saúde é engajar a equipe.
Capacitação
Assim como o líder precisa estar sempre aprimorando as suas habilidades, os colaboradores também precisam ser incentivados a aperfeiçoar suas competências.
Como aprimorar os processos de gestão de pessoas na área da saúde
Para aprimorar os processos de gestão de pessoas na área da saúde primeiramente você deve avaliar as competências de cada colaborador.
Desse modo você pode analisar os pontos positivos e negativos de cada profissional e traçar estratégias para correção dos problemas necessários, seja através de feedbacks, advertências ou outras medidas disciplinares.
Além disso, para aperfeiçoar os processos de gestão de pessoas também é preciso medir a produtividade da equipe, somente através desses dados é possível verificar se as medidas tomadas estão tendo resultados ou não.
Por último, é importante verificar as taxas de absenteísmo e rotatividade, entender os seus resultados e saber por qual motivo eles estão acontecendo, procurando sempre encontrar alternativas para contornar esses problemas.
Considerações finais
Como você pôde ver, fazer uma gestão de pessoas na área da saúde não é tão simples.
Isso porque conviver com pessoas não é fácil, e quando os pontos que citamos no artigo são deixados de lado, muitas decisões podem tomadas de forma errada e acabar prejudicando a instituição como um todo.
Para que isso não ocorra você precisará entender as necessidades de cada funcionário para que se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho e ajudem a organização a alcançar o sucesso.
Para isso, é preciso aprimorar os conceitos de lideranças. Por sinal, você conhece os diferentes tipos de liderança? Sabe com qual estilo o seu jeito mais se identifica?