A terceirização dos profissionais de saúde é uma tendência que visa contratar mão de obra capacitada para realizar as mais diversas tarefas necessárias em uma organização, independentemente do grau de complexidade.

A terceirização tem sido uma boa alternativa porque além de reduzir custos, também diminui o investimento necessário no negócio. Desse modo, a instituição pode ter mais capital de giro para continuar operando.

Continue a leitura e saiba mais sobre essa estratégia que tem sido adotada por muitas empresas da área da saúde.

 

O que é terceirização dos profissionais de saúde?

Em vez de admitir funcionários próprios, a terceirização dos profissionais de saúde consiste em contratar empresas ou trabalhadores da área para realizar qualquer atividade inerente a um estabelecimento do setor.

São diversos os profissionais que podem ser terceirizados, entre eles estão os profissionais de enfermagem, radiologia, cuidadores de idosos, médicos de diferentes especialidades, nutricionistas, fisioterapeutas e outros.

 

Quais são os principais desafios de gestão dos profissionais de saúde

Embora uma empresa opte pela terceirização dos profissionais de saúde, ela deverá acompanhar periodicamente se a empresa contratada está cumprindo com as suas obrigações trabalhistas.

Verificar frequentemente se o pagamento dos direitos previdenciários e trabalhistas dos funcionários terceirizados estão sendo efetuados é uma tarefa muito importante, pois evita transtornos futuros com ações judiciais.

Ainda, se a empresa optar por terceirizar, é importante padronizar a equipe de colaboradores externos e internos, bem como observar a qualidade, habilidades e competências exigidas para a tarefa.

Se a empresa contratar cada profissional de terceirização separadamente, o gestor terá mais trabalho. Isso é um risco porque a falta de padrões na execução das atividades pode levar a diferenças na qualidade e nos resultados finais do processo.

Além de gerenciar as necessidades de cada departamento da empresa, os gestores que optam pela terceirização dos profissionais da saúde devem ter capacidade para gerenciar os diferentes contratos que envolvem diversas particulares de cada especialidade.

Por fim, é importante que o gestor se atente para as atividades dos profissionais terceirizados. Isso porque eles devem realizar apenas as tarefas estabelecidas em contrato, caso contrário isso se caracterizada como desvio de função.

 

O que diz a legislação sobre a terceirização dos profissionais de saúde

A terceirização de profissionais de saúde é prevista por lei e tem ganhado forças após a Reforma Trabalhista e a Lei Nº 13.429, de 31 de Março de 2017.

Isso porque anteriormente a essa lei não era possível terceirizar serviços que fossem focados no negócio central da empresa, era permitido somente serviços de apoio como limpeza e segurança.

Entretanto, com essas novas regras uma clínica médica, por exemplo, pode optar pelo trabalho terceirizado e contratar médicos e enfermeiros caso queira.

Porém, é importante ressaltar que a NR 4 proíbe a terceirização dos profissionais do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho). Embora existam sentenças judiciais que autorizem esse tipo de contratação no país.

 

Quais são as vantagens da terceirização dos profissionais de saúde

Optar pela terceirização dos profissionais de saúde traz inúmeras vantagens para o seu estabelecimento. Veja a seguir os 10 principais benefícios desse tipo de contratação:

  •  Permite investir maior tempo e dinheiro na melhoria da qualidade dos serviços e/ou produtos, além de aumentar a competitividade da empresa no mercado.
  • Possibilita que a instituição volte seus esforços para outras tarefas mais importantes para o sucesso do negócio.
  • Promove uma gestão mais simplificada, dispensando o controle de pagamentos e impostos.
  • Reduz custos com uniformes, já que ao optar pela terceirização dos profissionais de saúde essa obrigação passa a ser da empresa contratada.
  • Não há despesas com treinamentos e capacitação profissional dos colaboradores terceirizados.
  • A terceirização dos profissionais de saúde permite que a tomada de decisões dentro de uma organização seja mais rápida e eficaz.
  • Reduz despesas com impostos, que fica sob a responsabilidade da contratada.
  • Não há preocupação com absenteísmo, já que a substituição de profissionais é de responsabilidade da empresa terceirizada.
  • Elimina despesas com recrutamento e seleção de pessoal.
  • A gestão de escalas dos funcionários é obrigação da empresa contratada.

 Quem pode contratar a terceirização dos profissionais de saúde

São diversos os negócios que podem obter as vantagens da terceirização dos profissionais de saúde.

Veja abaixo os principais estabelecimentos que optam por esse tipo de contratação:

  •   Hospitais
  •    Clínicas médicas
  •    Consultórios
  •    Laboratórios
  •    Clínicas de exames por imagem
  •    Estabelecimentos de procedimentos estéticos
  •   Clínicas de FIV
  •   Empresas de Saúde Suplementar
  •  Clínicas de fisioterapias
  •  Policlínicas
  •  Consultórios odontológicos
  •  Farmácias e outros

 

Considerações finais

Como você pôde ver, a terceirização dos profissionais de saúde traz muitas vantagens para os estabelecimentos da área.

Esse tipo de contratação está previsto na legislação brasileira e conforme citado anteriormente qualquer atividade pode ser terceirizada, seja ela meio ou fim.

Quer conhecer todas as vantagens de ter a Multicuidados como parceira na gestão dos profissionais de saúde? Clique aqui.