O mercado da saúde está em constante crescimento, não é à toa que existem milhares de estabelecimentos no setor e novos empreendimentos sempre surgem. Esse cenário favorece o gestor da saúde, pois possibilita inúmeras oportunidades de trabalho.
Alcançar a eficiência na gestão da saúde, embora seja essencial, não é uma tarefa fácil. Isso requer todo o esforço do profissional. E quando esse objetivo é conquistado, o nível de satisfação dos clientes tende a permanecer sempre alto.
Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre essa profissão e como ela impacta na eficiência e satisfação das empresas de saúde.
O que é um gestor da saúde?
O gestor é o profissional que concluiu o curso de gestão em saúde. Ele atua no planejamento, organização e gerenciamento de empresas de saúde públicas e privadas, como por exemplo, hospitais, clínicas médicas, laboratórios, lares de idosos e consultórios.
Qual é o papel do gestor da saúde?
Ele faz parte do planejamento, análise e controle das políticas de saúde. Também é responsável pela gestão dos serviços e processos do setor. Assessora em estudos de custos e viabilidade e no desenvolvimento de projetos de gestão em saúde.
Apoia o processamento estatístico de indicadores de saúde. Realiza a previsão e abastecimento de estoque, compra e distribuição de materiais e supervisiona a execução de serviços de terceiros.
Outras atribuições desse cargo são o gerenciamento e manutenção da infraestrutura e do espaço físico do estabelecimento, a aquisição de equipamentos e a definição de quais e quantos profissionais de saúde serão necessários para prestar uma boa assistência.
Quais são as características indispensáveis a um bom gestor da saúde
Um bom gestor da saúde possui algumas características essenciais para que através do seu trabalho seja possível alcançar o sucesso da instituição de saúde. Descubra a seguir quais são:
Boa capacidade de análise: Os gestores de saúde devem ser profissionais analíticos para saber como processar informações, colher e avaliar dados qualitativos e quantitativos. Também devem sempre usar as informações mais precisas na hora exata para tomar decisões seguras. Além de ser capaz de detectar problemas e sugerir alternativas eficazes.
Ter conhecimento técnico: Outra qualidade essencial a um bom gestor é entender as especificidades da área da saúde. Também é muito importante para os profissionais compreenderem de administração, finanças e gestão científica.
Possuir flexibilidade: O profissional precisa estar preparado para resolver eventuais problemas e saber construir um bom relacionamento com colaboradores e clientes, sendo flexível e cedendo quando necessário.
Ser proativo: Profissionais proativos podem ver e pensar ‘fora da caixa’. Desse modo conseguem antecipar e responder aos problemas mais rapidamente. A profissão de gestor da saúde é instável e demanda proatividade todos os dias.
Ter empatia: Qualquer profissão relacionada com a área da saúde precisa ser exercida com empatia. É necessário entender os questionamentos dos pacientes, funcionários e colegas de trabalho, trabalhando de uma maneira que atenda os interesses da instituição e dos stakeholders.
Possuir Inteligência emocional: Um bom gestor precisa liderar racional e emocionalmente. Também tem que ser capaz de administrar as suas emoções e entender as das pessoas que estão ao seu redor.
Quais são os passos para eficiência na gestão da saúde?
Existem 3 etapas necessárias para alcançar a eficiência na gestão da saúde, são elas: avaliação, planejamento e otimização de processos.
A avaliação é fundamental em qualquer processo que visa melhoria e eficiência. Por esse motivo, é preciso antes de tudo entender o setor, determinar os problemas e os pontos positivos da organização de saúde.
Isso requer uma análise e avaliação complexa com apoio de toda a equipe. Nem sempre é possível realizar esse processo em todos os departamentos de um estabelecimento ao mesmo tempo, mas a análise contínua pode ajudar a melhorar gradativamente a eficiência na gestão.
O planejamento é fundamental para atingir os objetivos e é tão importante quando a etapa de avaliação. Esse passo vai definir quais medidas são necessárias para aumentar a eficiência da gestão da saúde e quem serão os responsáveis por colocá-las em prática.
A otimização de processos visa produzir mais, melhor e em menos tempo. Dessa forma, verifique quais procedimentos precisam ser alterados ou até mesmo eliminados para o alcance da eficiência na gestão da saúde.
Para auxiliar nessa tarefa é possível contar com ajuda dos recursos tecnológicos. Existem diversas ferramentas e softwares disponíveis no mercado e que facilitam o trabalho do gestor da saúde.
A importância da eficiência para a satisfação dos pacientes e empresa da saúde
A satisfação dos pacientes é fundamental em qualquer estabelecimento da área da saúde e a eficiência é uma das responsáveis direta pelo aumento desse indicador.
A satisfação dos clientes desses segmentos é importante pois se refere a um dos bens mais preciosos da vida das pessoas, que é a saúde, também porque o funcionamento e sucesso dessas empresas depende da confiança dos pacientes na assistência médica prestada.
E para que se transmita confiança e autoridade, é preciso ter eficiência nos processos de trabalho. A ineficácia no atendimento pode não só afetar o nível de contentamento dos clientes, mas também causar danos irreparáveis na saúde e qualidade de vida deles.
Desse modo, podemos concluir que a efetividade na gestão da saúde desempenha um papel essencial, pois ao simplificar e otimizar os processos de internos, uma excelente assistência ao paciente e satisfação podem ser conquistadas.
Um dos caminhos para otimizar processos é a terceirização dos profissionais da saúde. A gestão de pessoas demanda muito esforço, sendo assim, contratar empresas especializadas no recrutamento, seleção e gerenciamento de equipes de saúde permite ao gestor concentrar seus esforços nos pontos essenciais para melhoria do atendimento e serviços das clínicas e hospitais, portanto, gerando maior satisfação dos clientes e crescimento do estabelecimento.