Alcançar a eficiência na gestão hospitalar é a meta de todo gestor da área. Porém, para atingir esse objetivo são necessários diversos fatores.

Uma gestão eficiente traz diversos benefícios para a instituição, tais como: Melhora a reputação do hospital, bem como a taxa de satisfação dos pacientes, reduz o índice de erros e falhas humanas e melhora a saúde financeira do negócio.

Se você atua como gestor e deseja levar essas vantagens para o seu estabelecimento de saúde, continue a leitura. Neste post você vai descobrir quais são os passos para alcançar a eficiência na gestão. Confira!

O que é gestão hospitalar

A gestão hospitalar, ao contrário do que o nome sugere, visa administrar estabelecimentos de saúde em geral e não só hospitais, como por exemplo, centros médicos e laboratórios.

Essa área mescla o setor da saúde e da administração, mas também envolve outros segmentos como os recursos humanos.

A gestão é essencial para o desenvolvimento e bom funcionamento de todos os departamentos de instituições de saúde públicas ou privadas.

Qual é o papel do gestor hospitalar

O gestor hospitalar é o profissional que concluiu o curso de gestão hospitalar, desse modo, está apto a manter a infraestrutura do empreendimento em dia.

Para que o seu trabalho possa ser realizado com êxito ele precisa estabelecer os locais onde devem ser instalados a sinalização adequada, como em corredores, portas e áreas de acesso.

Também é sua função definir a quantidade ideal de profissionais para atender as demandas do estabelecimento. Além disso, deve assegurar a manutenção preventiva de equipamentos médicos e controlar os estoques dos insumos hospitalares.

Esse cargo também envolve o planejamento e controle de compras e custos, fiscalização de contratos e acordos, diagnóstico e resolução de problemas, bem como o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos da área.

O que é gestão de qualidade hospitalar

A gestão da qualidade hospitalar são todos os processos e estratégias para administrar e coordenar um estabelecimento de saúde, sempre visando a melhoria nos serviços prestados.

A gestão da qualidade é a área responsável pelo procedimento de acreditação na instituição.

A acreditação é um processo que visa certificar os empreendimentos de saúde, atestando assim que aquela empresa cumpre com os padrões de qualidade e segurança na assistência.

Esse setor também cuida do controle de indicadores de qualidade, gestão de riscos, monitoramento de novos processos, bem como revisão dos já existentes. Além disso, analisa cada estágio do atendimento, desde a entrada até a saída, para garantir que as expectativas do cliente sejam atendidas e superadas.

Quais são os passos essenciais para melhorar a gestão hospitalar

Existem algumas etapas que permitem que o gestor hospitalar tenha uma visão ampla e horizontal da instituição. Esses passos possibilitam aprimorar processos e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Confira abaixo:

1# Atenção ao pré-atendimento médico

O primeiro passo após assumir a gestão hospitalar de um estabelecimento de saúde é padronizar o atendimento da recepção e agendamento.

Isso porque o primeiro contato do paciente com o estabelecimento é um dos momentos mais delicados, já que ele está buscando a solução para alguma condição médica e demanda um atendimento humanizado.

Desse modo, falhas no atendimento inicial ou má qualidade dos serviços prestados durante essa etapa podem aumentar o nível de insatisfação dos clientes. Um paciente insatisfeito pode até mesmo desistir de utilizar os serviços, criando uma imagem ruim para a empresa.

2# Aprimoramento contínuo

Uma gestão hospitalar eficiente não se trata apenas de adotar práticas específicas. Isso é alcançado por meio de aprimoramento e atualizações contínuas.

É preciso alinhar padrões com requisitos, manter a inovação e a gestão da qualidade para gerar a percepção de valor desejada entre os stakeholders (partes interessadas na instituição).

Uma forma de alcançar esse resultado é conquistando acreditações de qualidade, que conferem maior autoridade para a empresa e transmite confiança para os clientes em termos de segurança e assistência médica.

3# A gestão hospitalar depende de uma boa estrutura

Uma gestão hospitalar eficiente depende diretamente da estrutura do estabelecimento de saúde. Isso porque o desempenho dos profissionais, bem como a assistência de qualidade aos pacientes dependem dos equipamentos e sistemas funcionando, espaços adequados, além de insumos, materiais e medicamentos no estoque.

4# Educação corporativa

Um bom gestor hospitalar deve se atentar para o treinamento e capacitação dos colaboradores, tendo em vista que um programa de educação corporativa traz diversos benefícios para a instituição, tais como:

·         Desenvolve e aprimora habilidades e competências;

·         Confere maior engajamento e produtividade para os colaboradores;

·         Auxilia no desenvolvimento de perfis de liderança;

·         Promove uma melhora no clima organizacional;

·         Diminui a taxa de turnover e ajuda a reter talentos;

·         Torna a empresa mais atrativa;

·         Promove maior eficiência na tomada de decisão.

5# O Planejamento estratégico é fundamental na gestão hospitalar

A gestão hospitalar deve se manter atualizada e direcionar os colaboradores sobre os caminhos que devem seguir para atingir os objetivos estabelecidos.

Para desenvolver um plano estratégico, uma empresa de saúde deve definir sua missão, visão e valores. Determinar os seus diferenciais competitivos e então estabelecer as suas expectativas para o futuro e os princípios que orientam sua tomada de decisão.

6# Processos integrados

Para facilitar a gestão, integrar as tecnologias é essencial. A facilidade de compartilhamento de informações entre as unidades de saúde otimiza a comunicação e facilita as operações e processos assistenciais, aumentando assim a produtividade.

7# Bom relacionamento com os fornecedores

Criar um bom relacionamento com os fornecedores é essencial para garantir que os itens necessários para a atuação da empresa sejam fornecidos. Por meio de redes de abastecimento otimizadas e tecnologias implementadas, os estabelecimentos de saúde podem controlar totalmente os insumos, reduzir custos e evitar desperdícios.

8# Administração financeira eficiente

Gerentes hospitalares eficazes precisam controlar rigidamente todos os processos financeiros, não apenas para fechar contas claramente e evitar comportamentos inadequados, mas também para encurtar o ciclo financeiro da conta.

Para facilitar nessa tarefa é possível contar com a ajuda de um sistema de gestão. Desse modo, é possível realizar um controle mais rígido e reduzir o acúmulo de pacientes após a alta, diminuindo o tempo de entrega das contas e otimizando o fluxo de caixa.

9# Verifique os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho conectam dados para facilitar a análise e comparação que ajudam a orientar a gestão hospitalar.

Juntos, esses dados tornam-se informações valiosas para o aprimoramento dos processos, portanto, também são importantes para a gestão e para os resultados financeiros.

 

Principais tendências para gestão hospitalar

1.      Aplicativos de saúde: 

Os aplicativos já estão presentes em quase todas as tarefas diárias das pessoas. Portanto, já era de se esperar que essa tecnologia fosse implementada na saúde.

Os principais aplicativos da área são relacionados com a promoção da saúde, tais como: lembretes para ingestão de água, consumo calórico durante a prática de exercícios, avaliação da ingestão alimentar e outros.

Além disso, existem aplicativos de saúde projetados para medição de glicose no sangue, aferição da pressão arterial, controle de frequência cardíaca e outras funções que podem monitorar condições pré-existentes.

Essas tecnologias facilitam a gestão hospitalar, pois podem ser usadas ​​em relógios inteligentes ou smartphones e são capazes de enviar informações para o profissional que cuida da saúde do paciente.

Desse modo, é possível otimizar processos e diminuir filas para agendamentos de consultas ou retornos para acompanhamento de condições simples.

2.      Armazenamento na nuvem

Manter as informações organizadas e com acesso fácil de qualquer lugar não é uma tarefa simples para a gestão hospitalar sem a ajuda de um armazenamento por nuvem.

Essa tecnologia facilita o acesso a dados e informações dos pacientes, permitindo inclusive o acesso simultâneo por toda a equipe multidisciplinar que assiste o mesmo caso.

3.      Big Data Na Gestão Hospitalar

As ferramentas de Big Data permitem integrar dados clínicos, medicamentosos e laboratoriais e mantê-los consistentes com os dados epidemiológicos das doenças mais frequentes no entorno do estabelecimento de saúde.

Dessa forma, é possível mapear os dados dos pacientes atendidos, formular intervenções de tratamento específicas e monitorar continuamente os indicadores clínicos da área.

Considerações finais

A gestão hospitalar eficaz é fundamental para o bom funcionamento de qualquer estabelecimento de saúde. E agora você já está ciente dos passos necessários para alcançar a eficiência na sua gestão, bem como as principais tendências da área.

As melhorias na análise de dados, informações, inventário e situação financeira da empresa tornam tudo mais simples, melhorando a produtividade e, assim, aumentando os lucros.