A gestão da qualidade em saúde além de promover maior eficiência no atendimento ao paciente, atua como um diferencial competitivo de mercado.

 Através da melhoria contínua dos processos é possível construir os padrões de excelência exigidos pelas organizações de acreditação. Essas certificações melhoram a confiança e autoridade da instituição perante o público.

Conquistar uma gestão eficiente não é simples, demanda tempo e dedicação, além de ser preciso modificar a cultura organizacional, investir em educação corporativa e integração entre os setores.

Nesse artigo nós vamos abordar:

- o que é a gestão da qualidade,

- qual a sua importância nos sistemas de saúde,

- como implementar

- e qual é o papel dos técnicos em enfermagem nesse processo. Confira!

 

O que é qualidade na área da saúde?

A gestão da qualidade em saúde é uma soma de práticas globais de cuidados que são comuns em todas as áreas.

Esse setor atua desde a prevenção de doenças até a manutenção da qualidade da assistência prestada.

Certas ferramentas de gestão geralmente são necessárias para ajudar as instituições de saúde a atingir esse objetivo.

A gestão da qualidade está constantemente em busca de melhorias, visando reduzir processos burocráticos, o desperdício e o retrabalho.

Além disso, tem como principal objetivo garantir que as necessidades dos pacientes relacionadas aos serviços fornecidos e ao bom desempenho da instituição sejam plenamente atendidas.

 

O que é gestão da qualidade aplicada a hospitais?

A gestão da qualidade hospitalar é a coordenação de todos os processos e estratégias das instituições de saúde, com foco na melhoria dos serviços ofertados.

Essa área também é responsável pelo processo de acreditação – certificação que comprova os padrões de qualidade e segurança de uma empresa.

Esse setor também cuida do controle de indicadores de qualidade, gestão de riscos, estabelece novos processos e revisa os antigos.

Além disso, faz a análise de cada etapa do atendimento ao paciente para assegurar que as expectativas sejam supridas e até mesmo superadas.

 

Qual é o papel do técnico de enfermagem na gestão da qualidade em saúde?

Os técnicos em enfermagem são fundamentais na gestão da qualidade em saúde. Isso porque eles são o maior número de profissionais de assistência em uma instituição e permanecem mais tempo em contato com os pacientes. Dessa forma, os seus serviços são um dos mais considerados na satisfação dos clientes, além de serem um dos aspectos cruciais para obtenção das acreditações.

Por esse motivo, a enfermagem deve investir nos seus recursos humanos, utilizando a educação continuada como instrumento para o desenvolvimentos dos profissionais do setor, garantindo um atendimento de excelência para os pacientes.

 

Qual a importância dos processos de qualidade serem aplicados ao sistemas de saúde?

A implementação de processos de qualidade, bem como de um departamento exclusivo para essa tarefa, é fator essencial na busca pela gestão eficaz e que solucione as necessidades dos pacientes.

Adotar uma política de melhorias contínuas é, principalmente, uma decisão estratégica das instituições de saúde.

Através desse sistema é possível obter certificações e acreditações que conferem maior credibilidade para a empresa, além de outros benefícios, tais como:

- Aumentar a segurança de pacientes e colaboradores;

- maior eficácia dos serviços;

- desenvolvimento de recursos humanos e aprimoramento contínuo;

- melhora o uso de recursos financeiros e técnicos.

Porém, para que seja possível a obtenção dessas vantagens é preciso uma gestão da qualidade em saúde eficiente e efetiva. Sem um controle rigoroso é muito improvável que uma instituição receba esses reconhecimentos.

Outro ponto significativo da gestão da qualidade em saúde é que ela possibilita que as organizações adquiram novas competências e procedimentos. Além disso, ajuda a desenvolver atividades diferenciadas que visam a melhoria contínua e vantagem competitiva.

 

Passos essenciais para implantar um processo de gestão da qualidade em saúde?

Confira abaixo as etapas essenciais para implantar uma gestão da qualidade em saúde de sucesso.

1.      Escolhendo o modelo

O modelo de gestão da qualidade em saúde deve estar atrelado à dinâmica da organização. Esses modelos são derivados de outras áreas, mas com algumas adaptações funcionam com igual eficácia.

Por exemplo, o Lean Manufacturing visa a melhoria contínua, eliminando procedimentos burocráticos e desatualizados, adaptando-os ou fazendo substituições.

Outra opção é o círculo de controle de qualidade (CCQ). Nesse modelo, os funcionários operacionais se unem em uma equipe para reduzir erros, aprimorar processos, aumentar o engajamento dos profissionais e consequentemente a produtividade.

A escolha do método de gestão ideal vai depender das características e necessidades da instituição, podendo usar apenas um modelo ou mesclar diferentes estratégias.

 

2.      Engajamento

O engajamento dos profissionais é fundamental para obter uma gestão de qualidade eficaz. Isso porque todos os colaboradores estão direta ou indiretamente relacionados à qualidade dos serviços prestados.

Portanto, a comunicação objetiva e o treinamento contínuo são essenciais para iniciar a implementação desse sistema.

Sendo assim, antes de tudo é preciso engajar os profissionais e criar uma cultura de qualidade na instituição de saúde.

 

3.      Defina as prioridades

Muitas empreses possuem integradamente diferentes tipos de produtos e serviços, tais como: farmácia, laboratório, exames, pronto atendimento, cirurgias e internação. Para que a gestão da qualidade em saúde seja exercida com êxito é necessário fazer as melhorias por etapa e de acordo com o nível de prioridade.

Desse modo, defina quais setores têm maior urgência e estão impactando mais na qualidade dos serviços e satisfação dos pacientes. Após a conclusão dos aperfeiçoamentos nesse departamento é hora de migrar para os outros.

 Além disso, ao aprimorar uma equipe, as outras já começarão a sentir os impactos dessas mudanças e naturalmente se ajustarão, facilitando posteriormente o trabalho com aquele grupo.

 

4.      Indicadores

Os indicadores são essenciais pois servirão de referência para identificar se as modificações feitas estão surtindo efeitos, sejam eles positivos ou negativos.

 A gestão da qualidade em saúde não é uma ciência exata, é preciso ajustar os processos de acordo com as demandas de cada estabelecimento e colaboradores. Sendo assim, é necessário fazer ajustes até encontrar os métodos ideais que tenham maior qualidade e atendam às necessidades dos clientes.

 

Considerações finais

É importante ressaltar que o objetivo do controle de qualidade é atingir a maior eficiência possível da organização e garantir a excelência dos serviços prestados. Melhorando assim o nível de organização, minimizando riscos e aumentando o índice de satisfação dos pacientes. Neste processo, o grande condutor é o gestor de saúde que tem um papel fundamental na implantação dos processos.