A gestão da
qualidade em saúde além de promover maior eficiência no atendimento ao paciente,
atua como um diferencial competitivo de mercado.
Conquistar uma
gestão eficiente não é simples, demanda tempo e dedicação, além de ser preciso
modificar a cultura organizacional, investir em educação corporativa e
integração entre os setores.
Nesse artigo
nós vamos abordar:
- o que é a
gestão da qualidade,
- qual a sua
importância nos sistemas de saúde,
- como
implementar
- e qual é o
papel dos técnicos em enfermagem nesse processo. Confira!
O que é qualidade na área da
saúde?
A gestão da
qualidade em saúde é uma soma de práticas globais de cuidados que são comuns em
todas as áreas.
Esse setor atua desde
a prevenção de doenças até a manutenção da qualidade da assistência prestada.
Certas ferramentas
de gestão geralmente são necessárias para ajudar as instituições de saúde a
atingir esse objetivo.
A gestão da
qualidade está constantemente em busca de melhorias, visando reduzir processos
burocráticos, o desperdício e o retrabalho.
Além disso, tem
como principal objetivo garantir que as necessidades dos pacientes relacionadas
aos serviços fornecidos e ao bom desempenho da instituição sejam plenamente atendidas.
O que é gestão da qualidade
aplicada a hospitais?
A gestão da
qualidade hospitalar é a coordenação de todos os processos e estratégias das
instituições de saúde, com foco na melhoria dos serviços ofertados.
Essa área também é
responsável pelo processo de acreditação – certificação que comprova os padrões de
qualidade e segurança de uma empresa.
Esse setor também cuida do controle de indicadores de
qualidade, gestão de riscos, estabelece novos processos e revisa os antigos.
Além disso, faz a análise de cada etapa do atendimento ao
paciente para assegurar que as expectativas sejam supridas e até mesmo superadas.
Qual é o papel do técnico de
enfermagem na gestão da qualidade em saúde?
Os técnicos em
enfermagem são fundamentais na gestão da qualidade em saúde. Isso porque eles
são o maior número de profissionais de assistência em uma instituição e
permanecem mais tempo em contato com os pacientes. Dessa forma, os seus
serviços são um dos mais considerados na satisfação dos clientes, além de serem
um dos aspectos cruciais para obtenção das acreditações.
Por esse motivo, a
enfermagem deve investir nos seus recursos humanos, utilizando a educação
continuada como instrumento para o desenvolvimentos dos profissionais do setor,
garantindo um atendimento de excelência para os pacientes.
Qual a importância dos processos
de qualidade serem aplicados ao sistemas de saúde?
A implementação de
processos de qualidade, bem como de um departamento exclusivo para essa tarefa,
é fator essencial na busca pela gestão eficaz e que solucione as necessidades
dos pacientes.
Adotar uma política
de melhorias contínuas é, principalmente, uma decisão estratégica das
instituições de saúde.
Através desse
sistema é possível obter certificações e acreditações que conferem maior
credibilidade para a empresa, além de outros benefícios, tais como:
- Aumentar a
segurança de pacientes e colaboradores;
- maior eficácia
dos serviços;
- desenvolvimento
de recursos humanos e aprimoramento contínuo;
- melhora o uso de
recursos financeiros e técnicos.
Porém, para que
seja possível a obtenção dessas vantagens é preciso uma gestão da qualidade em
saúde eficiente e efetiva. Sem um controle rigoroso é muito improvável que uma
instituição receba esses reconhecimentos.
Outro ponto
significativo da gestão da qualidade em saúde é que ela possibilita que as organizações
adquiram novas competências e procedimentos. Além disso, ajuda a desenvolver
atividades diferenciadas que visam a melhoria contínua e vantagem competitiva.
Passos essenciais para implantar
um processo de gestão da qualidade em saúde?
Confira abaixo as
etapas essenciais para implantar uma gestão da qualidade em saúde de sucesso.
1. Escolhendo o modelo
O modelo de gestão
da qualidade em saúde deve estar atrelado à dinâmica da organização. Esses
modelos são derivados de outras áreas, mas com algumas adaptações funcionam com
igual eficácia.
Por exemplo, o Lean
Manufacturing visa a melhoria contínua, eliminando procedimentos burocráticos e
desatualizados, adaptando-os ou fazendo substituições.
Outra opção é o
círculo de controle de qualidade (CCQ). Nesse modelo, os funcionários operacionais
se unem em uma equipe para reduzir erros, aprimorar processos, aumentar o
engajamento dos profissionais e consequentemente a produtividade.
A escolha do método
de gestão ideal vai depender das características e necessidades da instituição,
podendo usar apenas um modelo ou mesclar diferentes estratégias.
2. Engajamento
O engajamento dos
profissionais é fundamental para obter uma gestão de qualidade eficaz. Isso
porque todos os colaboradores estão direta ou indiretamente relacionados à
qualidade dos serviços prestados.
Portanto, a comunicação
objetiva e o treinamento contínuo são essenciais para iniciar a implementação desse
sistema.
Sendo assim, antes
de tudo é preciso engajar os profissionais e criar uma cultura de qualidade
na instituição de saúde.
3. Defina as prioridades
Muitas empreses
possuem integradamente diferentes tipos de produtos e serviços, tais como:
farmácia, laboratório, exames, pronto atendimento, cirurgias e internação. Para
que a gestão da qualidade em saúde seja exercida com êxito é necessário fazer as
melhorias por etapa e de acordo com o nível de prioridade.
Desse modo, defina
quais setores têm maior urgência e estão impactando mais na qualidade dos
serviços e satisfação dos pacientes. Após a conclusão dos aperfeiçoamentos
nesse departamento é hora de migrar para os outros.
4. Indicadores
Os indicadores são
essenciais pois servirão de referência para identificar se as modificações
feitas estão surtindo efeitos, sejam eles positivos ou negativos.
Considerações finais
É importante ressaltar que o objetivo do controle de
qualidade é atingir a maior eficiência possível da organização e garantir a
excelência dos serviços prestados. Melhorando assim o nível de organização,
minimizando riscos e aumentando o índice de satisfação dos pacientes. Neste
processo, o grande condutor é o gestor de
saúde que tem um papel fundamental na implantação dos processos.