Umas das funções
mais desafiadoras de um gestor de equipe de saúde é o gerenciamento de escalas.
Isso porque são diversos os fatores que precisam ser analisados na hora de
organizar essa tabela como, por exemplo, as horas extras e as interjornadas.
Essa tarefa é
mais simples quando a equipe é pequena e a jornadas de trabalho também.
Entretanto, as grandes empresas, principalmente as que funcionam 24 horas,
encontram maiores dificuldades, já que possuem profissionais com diferentes
tipos de contrato de trabalho.
Por esse
motivo, no post de hoje vamos apresentar algumas dicas para fazer uma gestão de
escala eficiente. Continue a leitura e confira.
O que é gestão de escala?
Uma escala é o tempo
determinado para um profissional trabalhar em uma instituição. A gestão da
escala nada mais é que a organização da jornada de cada colaborador de acordo
com as necessidades da empresa, visando sempre maior produtividade e menor
custo.
É importante
mencionar que a gestão deve ser feita com base nas leis trabalhistas e de
acordo com as determinações dos sindicatos de cada categoria. A empresa não
pode criar escalas somente com base nos seus interesses.
Qual a importância de uma gestão
de escala adequada para eficiência da equipe?
A gestão de escala em
saúde permite organizar o horário de trabalho das equipes de modo que atendam
com mais eficácia as necessidades dos clientes. Isso evita que poucos
profissionais estejam trabalhando em períodos com alta demanda, o que ocasiona
filas e insatisfação.
Além disso, com sua
jornada definida os funcionários podem ter maior organização, evitando marcar
compromissos nos dias de trabalho predeterminados.
Uma gestão de
escala participativa, ou seja, que consulta os profissionais, faz com que eles
se sintam mais valorizados, executando suas tarefas com maior eficiência e
satisfação.
Principais desafios da Gestão de
Escalas
No caso de
funcionários de carteira assinada, o responsável por organizar as jornadas
precisa seguir as regras estabelecidas na CLT (Consolidação das Leis do
Trabalho), o que pode acabar dificultando a criação da escala, já que cada
contrato tem uma especificidade. Confira:
12x36:
Funcionários com essa jornada precisam descansar 36 horas após 12 horas
trabalhadas.
· 5x1: A
cada 5 dias trabalhados o colaborador deve folgar 1. Além disso, a cada sete semanas
uma folga deve ser no domingo. Esse profissional não deve trabalhar mais que
7:20 por dia.
·
5x2:
Nesse modelo o funcionário deve folgar 2 dias a cada 5 trabalhados. Quando a
jornada é cumprida aos feriados e domingos é paga em dobro.
·
6x1: O trabalhador
deve descansar 1 dia a cada 6 trabalhados.
Além dessas
particularidades, o colaborador que cumpre jornada aos finais de semana tem
direito a um domingo de folga a cada 7 semanas. Já as mulheres devem folgar um
domingo a cada 15 dias.
Outro ponto que
deve ser levado em consideração na hora de montar a sua escala são os horários
de descanso, devendo ser evitado que o trabalhador faça horas extras além do
que é permitido por lei.
Deve-se atentar
também aos horários de almoço e lanche e os intervalos de interjornada, ou
seja, o tempo necessário entre a saída do trabalho até o retorno.
Além disso, é
preciso conhecer as particularidades de cada profissão, em alguns segmentos os
profissionais têm uma jornada limite de 30 horas semanais.
Como você pôde ver,
a gestão de escalas não é uma tarefa fácil. São diversos os pontos que precisam
ser levados em conta, principalmente quando há inúmeros contratos de trabalho. É
preciso elaborá-la de modo que não prejudique o trabalhador e muito menos o financeiro
da instituição.
Dicas para uma correta gestão de
escala
Para garantir que a gestão da escala seja eficaz e sem
falhas é possível adotar algumas práticas, veja abaixo quais são:
·
Planejamento:
O planejamento é a palavra-chave de qualquer processo de uma
organização, sendo igualmente importante na gestão de escala.
Comece a montar os horários de cada equipe com antecedência.
Peça aos colaboradores que avisem com antecedência necessidade de alterações, quando
possível.
Isso evita que a escala tenha que ser mudada em cima da
hora, causando prejuízos para a instituição e aos outros profissionais.
·
Consulte os colaboradores:
Alinhar as necessidades da organização com as dos
funcionários é fundamental para aumentar o nível de satisfação e,
consequentemente, a produtividade.
·
Acesso instantâneo aos dados:
Os dados em tempo real possibilitam monitorar os planos de
trabalho e garantir a sua execução.
·
Automação:
A automação facilita o processo de gestão da escala pois
promove maior controle para empresas que precisam gerenciar vários tipos de
contrato e jornadas.
Além disso, os processos manuais aumentam o risco de falhas humanas, que podem ser evitados com a tecnologia ideal.
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