A área da saúde permite inúmeras possibilidades de negócios. Os profissionais que se formam em cursos desse segmento não ficam limitados quanto as formas de atuação. Você sabe quais são as tendências de negócios para essa área?

Com as constantes transformações do mercado, novas oportunidades surgem. É por isso que os empreendedores devem estar sempre atentos e atualizados quanto as novidades da área.

De acordo com um estudo do SEBRAE, as empresas que costumam se atualizar às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado.

Pensando nisso, resolvemos trazer no post de hoje algumas tendências de negócios para a área da saúde. Continue a leitura e tenha bons insights.

 

Quais são as áreas da saúde que mais crescem 

1.      Saúde domiciliar – Home Care

Com os leitos dos hospitais lotados devido aos casos de coronavírus e o caos instalado nas instituições privadas e públicas, a saúde domiciliar ganhou destaque.

No entanto, a demanda ultrapassa o nicho de medicina e enfermagem. Ela abrange também os profissionais das mais diversas áreas que podem trabalhar no sistema de home care, tais como: cuidadores de idosos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos

2.      Biomedicina

No meio uma pandemia, a importância do segmento de Biomedicina tem sido cada vez mais comentada.

Essa área da saúde é a responsável por identificar e achar meios para controlar ou até mesmo curar doenças.

Os biomédicos atuam em análises clínicas e pesquisas de medicamentos. Suas contribuições em relação ao coronavírus são: sequenciamento do vírus, pesquisas de vacinas e tratamentos, analisar testes de COVID-19 e outros. 

3.      Healthtechs

Devido ao distanciamento social causado pela pandemia de COVID-19, ficou evidente a importância do uso de tecnologias na saúde.

As healthtechs visam solucionar problemas através de recursos tecnológicos, aumentando assim a produtividade e otimizando processos.

Conforme aponta um estudo do distrito healthtech report 2020, o Brasil é um dos principais polos da área. 

4.      Saúde mental

A saúde mental é outra questão bastante em pauta por causa da pandemia. De acordo com uma pesquisa feita pela Fiocruz em parceria com outras instituições, sintomas de ansiedade e depressão afetam 47,3% dos trabalhadores de serviços essenciais durante a pandemia de Covid-19, no Brasil e na Espanha. Mais da metade deles — e 27,4% do total de entrevistados — sofre de ansiedade e depressão ao mesmo tempo.

Em uma outra pesquisa, 32,2% dos entrevistados disseram que o período da pandemia trouxe muita preocupação, estresse e ansiedade.

Conclui-se que a procura por tratamento especializado em saúde mental deva aumentar durante e após a crise gerada pelo coronavírus. 

5.      Educação física

Conforme mostra uma pesquisa, a prática de atividades físicas aumentou no Brasil em 2020. 

A procura por aulas online de ginásticas, treinamentos funcionais e outros exercícios cresceu consideravelmente, bem como os aplicativos relacionados a isso.

6.      Saúde suplementar

Como a procura por diversos serviços da área da saúde aumentou, é normal que a demanda da saúde suplementar também sofra impactos positivos.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de usuários de planos de saúde e dental cresceu. E a tendência é que esse crescimento continue. 

7.      Franquias de saúde

As franquias de saúde promovem serviços com menores custos em relação aos praticados por consultórios privados e convênios médicos.

O foco está na parcela da população que não tem condições de manter um plano de saúde, no entanto, pode arcar com as despesas de consultas esporádicas.

Por fim, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF) o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, onde está incluso as franquias da área da saúde, cresceu 12,1% em 2018.

 

Principais tendências para a área da saúde

As principais tendências para a área da saúde foram impulsionadas pela pandemia causada pelo novo coronavírus.

Confira quais são elas abaixo:

1.       Assistência domiciliar para dependentes químicos: É uma alternativa ao tratamento da dependência química. Dessa forma, em vez de o paciente ser internado em uma clínica de reabilitação, ele pode ficar em casa sob os cuidados da família, porém recebendo assistência adequada.

2.       Consultores de Saúde: Orientações individualizadas e personalizadas para que os indivíduos possam adotar novos hábitos e um estilo de vida mais saudável.

3.       Espaços de Bem-Estar: Empreendimentos com foco em terapias alternativas que promovem bem-estar e contribuem para a saúde mental.

4.       Testes genéticos: Avaliação do DNA das pessoas em busca de doenças genéticas, estimando assim o risco de desenvolver males hereditários mesmo antes de apresentar sintomas.

5.       Realidade Virtual: Práticas esportivas feitas por meio de simulações de realidade aumentada.

6.       Teleconsulta: Popularizada por causa da pandemia de coronavírus, a teleconsulta é uma alternativa para profissionais das mais diversas áreas da saúde, tais como: médicos, psicólogos e nutricionistas.

7.       Wereables: São “dispositivos usáveis” como as pulseiras e os relógios, por exemplo. Eles monitoram os usuários e fornecem registros de saúde, tais como: glicose, pressão arterial e ritmo cardíaco. Alguns wearables podem até mesmo compartilhar as informações em tempo real com os profissionais da saúde que acompanham o indivíduo.

 

Principais desafios para investir na área da saúde

A área da saúde é bastante promissora. No entanto, quem deseja investir no setor deve estar atento com alguns aspectos cruciais.

É preciso levar em consideração que esse mercado é altamente regulamentado e isso representa uma barreira de entrada importante. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por exemplo, costumam ser bastante rigorosas e monitorar à risca todas as normas impostas para o funcionamento desse tipo de empreendimento.

Portanto, é necessário conhecer todas as leis e regras para a operação de serviços voltados à saúde e assim não ter impedimentos no prosseguimento das atividades. 

Além disso, vale ressaltar que a área da saúde é a que menos permite falhas. Isso acontece porque um simples erro é capaz de prejudicar à saúde e vida de um paciente, causando danos irreversíveis.

Por fim, quem deseja empreender nesse ramo precisa estar ciente que terá que desembolsar um valor considerável e aguardar para ter retornos.

Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) ainda que o setor apresente boa rentabilidade, são necessários investimentos consideráveis de capital, enquanto o payback acontece em longo prazo.

 

Como as startups estão inovando na área da saúde

De acordo com o SEBRAE, uma startup nada mais é que um grupo de pessoas iniciando uma empresa, trabalhando com uma ideia diferente, escalável e em condições de extrema incerteza. 

Essas pessoas provam que para empreender na área da saúde não é necessário ser formado em cursos relacionados. É preciso apenas ter bastante criatividade.

Algumas startups estão transformando positivamente a área da saúde, descubra de quais formas abaixo:

·         Inteligência artificial para análise de imagens médicas: Plataforma desenvolvida pela Predict Vision, que usa IA para diagnosticar imagens médicas, atuando como suporte ao radiologista.

·         Tecnologia de realidade virtual aplicada ao ensino: A MedRoom utiliza gamificação com realidade virtual para aprimorar o treinamento de estudantes e profissionais da saúde. Desse modo, eles podem simular atividades presentes na sua rotina de trabalho.

·         Gestão de saúde populacional com chatbots: A TNH Health utiliza chatbots para engajar e educar as pessoas sobre questões relacionadas à saúde.

·         Acompanhamento nutricional: A N2B ajuda pessoas a se alimentarem melhor por meio de aplicativos que fornecem cardápios personalizados e consultas com nutricionistas.

·         Simuladores do corpo humano: A Anatolab cria produtos para simular o corpo humano e contribuir para o ensino de alunos da área da saúde. Alguns exemplos são os simuladores do movimento da musculatura e dos sistemas respiratório e circulatório.

·         Marcação rápida de consultas: A Bomédico visa diminuir o tempo de espera dos pacientes em consultas e otimizar os atendimentos médicos. A plataforma faz o agendamento e direciona o cliente para o especialista mais próximo.

 

Melhores práticas para empreender na área da saúde

O começo de qualquer negócio envolve o planejamento. Sem ele, muitas empresas acabam fechando nos primeiros 5 anos. Para não fazer parte dessa estatística é preciso estudar o mercado.

No artigo de hoje você viu quais são as tendências da área da saúde. No entanto, é preciso avaliar se existe demanda para esse tipo de serviço onde você pretende abrir a empresa.

Não negligenciar os recursos tecnológicos pode fazer com que você otimize processos, aumente a produtividade (e consequentemente o faturamento), além de promover tomadas de decisões mais assertivas.

O próximo passo é ter uma gestão eficiente, pois mesmo que o negócio tenha grande potencial de sucesso, com um mal gerenciamento as chances de fracasso são enormes.

Por isso, é recomendado investir em capacitação antes de se aventurar nesse ramo, afinal, conforme vimos anteriormente, os investimentos para empreender são altos para serem desperdiçados.

Além disso, manter-se sempre atualizado é fundamental para construir um negócio duradouro. Por isso, investir em especializações, fazer networkings e participar de feiras e eventos deve ser parte da rotina dos empresários da saúde.

Por fim, a humanização do serviço é uma das principais recomendações para quem deseja empreender na área da saúde e ser bem-sucedido.

 

Considerações finais

Conforme você pôde ver ao longo do artigo, apesar de apresentar alguns desafios para os empreendedores, a área da saúde tem diversas oportunidades de negócios.

Os nichos que estão em crescimento, bem como as principais tendências, foram impulsionados pela pandemia do novo coronavírus.

 A tecnologia tem se mostrado uma forte aliada dos negócios em alta, e a expectativa é que ela esteja cada vez mais presente no lançamento de novidades do setor.

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