A assistência médica domiciliar é uma modalidade de saúde bastante antiga, no entanto, no Brasil ainda é considerado um serviço recente, tendo por volta de 20 anos. Portanto, os desafios do home care para se estabelecer ainda são muitos.
Para que os cuidados domiciliares alcancem o mais alto padrão de atendimento no país, algumas dificuldades ainda precisam ser superadas. Continue a leitura e descubra quais são as barreiras enfrentadas pelo home care.
Quais são os principais desafios do home care no Brasil
Falta de conhecimento: Por ser uma modalidade de saúde recente, algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o home care, limitando o serviço a internação domiciliar. Isso faz com que a procura por outras especialidades diminua.
Confusões em relação à forma de pagamento: Por acreditarem que o home care refere-se apenas a internações, muitas pessoas acreditam que o plano de saúde deve cobrir os custos do tratamento. No entanto, esse serviço envolve diferentes profissionais, modalidades e áreas de especialização, sendo que algumas não são cobertas pelos planos.
Limitações no atendimento: Esse é considerado um dos principais desafios do home care. A assistência domiciliar não conta com todos os recursos disponíveis em um ambiente hospitalar, sendo assim, alguns procedimentos podem ficar limitados pela falta de insumos.
Relacionamento com os familiares: No atendimento hospitalar, os familiares normalmente possuem horários definidos para a visitação e para conversar com os especialistas que estão cuidando do caso. Entretanto, no home care a família do paciente está constantemente presente, o que pode acabar dificultando o trabalho dos profissionais em diversos aspectos.
Resistência ao tratamento: Quando o paciente está internado em ambiente hospitalar tende a seguir todas as recomendações dos profissionais de saúde. No entanto, quando o tratamento passa a ser feito em domicílio alguns pacientes demonstram resistência em cumprir as orientações.
Quais são as vantagens do home care para o sistema de saúde
Agora que você já conhece os principais desafios do home care, saiba quais são as vantagens que ele traz para o sistema de saúde:
- Reduz custos com reinternações hospitalares;
- Diminui a ocupação de leitos (importantíssimo em períodos de crise e superlotação, como durante a pandemia de COVID-19, por exemplo);
- Assim que o quadro do paciente internado melhora ele já pode continuar os cuidados de saúde em casa. Isso reduz os riscos de infecções hospitalares, bem como os custos relacionados.
Porque o mercado de home