Você sabe o que significa o termo "glosa"? Ele nada mais é que um dos principais responsáveis por prejuízos financeiros nas instituições hospitalares. 

No post de hoje nós vamos te ajudar a encontrar maneiras eficientes de evitar esse problema em sua organização. Confira! 


O que é a glosa hospitalar? 

A glosa hospitalar refere-se a uma fatura não recebida ou que foi rejeitada em uma instituição de saúde devido a problemas de comunicação entre hospital e seguradoras.  

Podemos considerá-la também como o ajuste de uma cobrança realizada, que pode ser negativa ou positiva. 


Quando acontece a glosa hospitalar? 

Geralmente, as glosas ocorrem quando as informações fornecidas pela instituição hospitalar sobre um serviço realizado não correspondem ao registro no banco de dados do convênio de saúde. 

Como consequência, a instituição pode ficar sem receber o pagamento de atendimentos, procedimentos, medicações, internações, materiais e outros. 


Tipos de glosa 

A glosa hospitalar é classificada em três tipos diferentes: Administrativa, Técnica e Linear. Saiba mais abaixo sobre cada uma delas: 


Glosa administrativa 

A glosa administrativa acontece por falha operacional, normalmente por erros de comunicação entre a instituição hospitalar e o convênio.  

Esse primeiro tipo é o mais fácil de solucionar, levando em consideração que as duas partes costumam entrar em acordo. Além disso, podem ser resolvidas sem maiores problemas após a correção dos dados e retorno da documentação. 

Apesar de serem causadas na maioria das vezes por erros simples e evitáveis, as glosas administrativas são bastante frequentes e acontecem repetidamente. 

É comum que esses erros apareçam em procedimentos administrativos, como:  

  • Registro insuficiente ou incompleto das diretrizes de aprovação de procedimentos médicos e hospitalares;  

  • Digitação incorreta de procedimentos, materiais e medicamentos;  

  • Falta de guias de autorizações de procedimentos realizados; 

  • Descrição incorreta dos procedimentos, preços, materiais e medicamentos. 


Glosa técnica 

Por outro lado, as glosas técnicas estão diretamente relacionadas à incidentes médicos e precisam ser revisados ??por um auditor técnico. Além disso, podem incluir aspectos subjetivos de negociações mais complexas.  

Basicamente, elas são registradas quando um procedimento médico é questionado e requer um auditor técnico para avaliá-lo. Isso acontece quando os dados e métodos utilizados para tratar os pacientes são inconsistentes, desde o tempo de internação até os materiais utilizados, por exemplo.  

Esse tipo de glosa é menos comum, e geralmente acontece nessas situações: 

  • Descuido no controle de medicamento contendo o nome e registro do profissional responsável. 

  • Desatenção na verificação do horário de realização de medicações; 

  • Ausência de prescrição médica nos procedimentos realizados pela equipe de enfermagem; 

  • Falta de descrição de procedimentos realizados no PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente); 

  • Registros feitos de lápis; 

  • E outros. 


Glosa linear 

Finalmente, temos a glosa linear que está relacionada diretamente com o plano de saúde, apesar de afetar a instituição hospitalar.  

Esse tipo de glosa é comum entre as seguradoras. De modo geral, elas fornecem um motivo incomum para justificá-las. Por exemplo, o convênio pode declarar que o custo de um procedimento supera o valor acordado, o que não representa a realidade.  

Para evitar que esses problemas aconteçam é recomendável contar com o apoio de sistemas automatizados de gestão. 


Prejuízos das glosas nas instituições hospitalares 

A glosa prejudica os hospitais de várias maneiras. Financeiramente, esse é um dos principais desafios. Se o convênio se recusar a pagar por uma cirurgia, por exemplo, os gastos desse procedimento sobrarão para a instituição.  

O financeiro pode sofrer grandes impactos negativos com glosas recorrentes, e isso pode afetar os serviços de enfermagem e a qualidade dos serviços prestados como um todo. Isso acaba refletindo na reputação da instituição hospitalar e no nível de satisfação dos pacientes.  

 

6 Melhores práticas para evitar que aconteça 

Já deu para perceber que as glosas são bastante prejudiciais para as instituições de saúde. Pensando nisso, reunimos as melhores práticas para evitar que elas aconteçam. Confira:   


  1. Utilizar sistemas específicos 

Uma recomendação importante para evitar a glosa hospitalar é a substituição do registro manual das informações por um sistema digital, que controla e gerencia integralmente os processos da instituição.  

Grande parte dos problemas que acarretam glosas são causados ??por erros manuais, tais como rasuras ou extravios. Além disso, cada plano possui suas particularidades, o que torna muita coisa para administrar.  

Sendo assim, é importante contar com o auxílio de um software específico para evitar glosas, retrabalho e prejuízos financeiros. 


  1. Adotar o prontuário eletrônico 

O uso de prontuários eletrônicos é bastante eficaz na redução de glosas, levando em consideração que a maioria acontece por erros na hora de fazer os registros, especialmente se tratando de prescrições de medicações.  

Sendo assim, adotar o PEP é a solução certa para diminuir significativamente a quantidade de erros manuais que levam à glosa, já que possuem campos de preenchimento automático.  

Além disso, o prontuário eletrônico é um investimento que traz outras vantagens como diagnóstico e tratamento mais assertivo, promove assistência mais humanizada, padroniza e integra processos, além de contribuir para a obtenção de acreditações hospitalares. 


  1. Ter atenção nas datas de faturamento 

Mais um motivo que gera glosa é a falta de atenção com as datas. É importante tomar cuidado para não fazer o faturamento de um procedimento antes da data de autorização do plano de saúde. 

Além disso, se o tempo de internamento previsto no contrato for ultrapassado também pode haver glosa. 


  1. Adotar um sistema de pré-autorização 

A utilização de um sistema de autorização prévia contribui para prevenção de glosas, levando em consideração que os funcionários já estão cientes se o plano cobre determinado procedimento ou se a carteirinha do cliente está válida.   


  1. Tenha sempre uma segunda via do laudo 

É comum que alguns convênios médicos solicitem o laudo para comprovar a necessidade da medicação ou de procedimentos. Sendo assim, é indicado emitir sempre uma segunda via do documento para enviar às operadoras. 


  1. Fortalecer as auditorias internas 

A capacitação dos colaboradores é essencial não só para garantir a qualidade do atendimento, mas também para cumprir as exigências dos planos de saúde. 

Por meio de auditorias e com o apoio de IA é possível identificar com maior facilidade erros e solucioná-los antes que aconteçam as glosas. 

 

E aí, gostou do post? Esperamos que as nossas recomendações tenham sido úteis para evitar as glosas na sua instituição.  

Por fim, não esqueça de contar com o apoio da tecnologia para manter o financeiro sempre saudável. Usando a inteligência artificial como aliada os processos de auditoria ficarão ainda mais ágeis.  

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