Você sabe o que é o gerenciamento do cuidado em enfermagem? Se você atua como enfermeiro, esse artigo é para você. 

A gestão da saúde é um atributo importante deste profissional, afinal, com isso é possível melhorar o nível do atendimento prestado e das condições de trabalho. 

Se interessou pelo assunto? Se você quiser aprender como aplicar esse conceito na prática, continue a leitura. 

 

O que é gerenciamento do cuidado em enfermagem?

De acordo com o artigo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem por Santos et al. (2013), o gerenciamento do cuidado está diretamente relacionado à busca de uma assistência de qualidade e melhores condições de trabalho por meio das seguintes atividades:  

 

  • Realização do cuidado; 

  • Gerenciamento de pessoal e de materiais; 

  • Liderança;  

  • Planejamento de enfermagem; 

  • Treinamento da equipe de enfermagem;  

  • Coordenação da produção do cuidado; 

  • Avaliação das atividades de enfermagem. 

 

Premissas do gerenciamento do cuidado em enfermagem 

O gerenciamento do cuidado em enfermagem tem como premissa uma abordagem holística e centrada nas pessoas, baseada na liderança emocional e colaborativa, que se traduz em trabalho em equipe. A estratégia de gestão utilizada no processo de enfermagem torna-se mais humana priorizando as necessidades e preocupações dos pacientes. 

 

Competências do enfermeiro na gestão do cuidado 

Conforme artigo publicado na Revista de Administração em Saúde por Treviso et al. (2017), são competências do enfermeiro na gestão do cuidado: 

 

  • Tomada de decisões; 

  • Comunicação;  

  • Liderança; 

  • Administração; 

  • Gerenciamento; 

  • Educação permanente. 

 

Como o enfermeiro deve fazer a gestão do cuidado no seu cotidiano? 

Santos et al. (2013) listam oito ações de gerenciamento do cuidado realizadas pelos enfermeiros no seu cotidiano de trabalho, são elas: 

 

  1. Dimensionar a equipe de enfermagem;  

É o gerenciamento eficaz de recursos humanos para suprir as necessidades de cuidado tanto dos pacientes quanto dos seus familiares. Distribuindo profissionais da equipe de enfermagem de forma estratégica, priorizando uma assistência de qualidade.  

 

  1. Exercer liderança no ambiente de trabalho;  

Para os autores, o exercício da liderança é um aspecto fundamental para a gestão de cuidados. Por meio dela é possível coordenar e articular as ações de enfermagem para a promoção do cuidado.  

Sendo que, o enfermeiro líder é o principal responsável por favorecer um ambiente propício para uma assistência de qualidade, atuando de forma colaborativa, sem caráter autoritário e valorizando sempre o trabalho em equipe. 

 

  1. Planejar a assistência de enfermagem;  

O planejamento de enfermagem como medida de gerenciamento do cuidado é realizado por meio da seleção e desenvolvimento contínuo de planos para implementar medidas específicas que abrangem:  

 

  • Avaliar o estado de saúde do paciente; 

  • Controlar as medidas de tratamento a serem realizadas e as autorizando à equipe de enfermagem; 

  • Organizar os diversos procedimentos realizados pelo paciente; 

  • Prever e fornecer materiais e recursos necessários para uma assistência eficaz. 

  • Basear suas ações e apoiar decisões em indicadores e informações epidemiológicas e gerenciais.  

 

  1. Educar/Capacitar a equipe de enfermagem;  

A capacitação da equipe de enfermagem é uma prática gerencial, que possui características diferenciadas de acordo com o ambiente de trabalho.  

Ao treinar as equipes que supervisionam, os enfermeiros atuam como coordenadores das habilidades de aquisição de conhecimento, renovação profissional e auto-organização, que ajudam a melhorar a eficácia do cuidado. 

 

  1. Gerenciar os recursos materiais;  

A gestão de materiais é uma atividade do enfermeiro que envolve planejamento, monitoramento e avaliação para garantir a quantidade e a qualidade dos materiais necessários ao profissional para a realização de seu trabalho, sem arriscar a si e ao paciente. Isso promove um cuidado contínuo de qualidade a custos menores. 

 

  1. Coordenar o processo de realização do cuidado;  

A coordenação das atividades de enfermagem decorre da participação do enfermeiro em todos os processos necessários para produção do cuidado, tais como: orientação, controle, supervisão, intervenção, formulação, comunicação e promoção de todas as medidas de enfermagem. 

 

  1. Realizar o cuidado e/ou procedimentos mais complexos; 

O gerenciamento do cuidado também é feito pelo enfermeiro por meio do apoio ao paciente e sua família e realização dos procedimentos mais complexos, sempre visando o atendimento humanizado, utilizando a melhor tecnologia e ciência para apoiar o cuidado de maneira ética.  

 

  1. Avaliar o resultado das ações de enfermagem. 

A avaliação dos resultados de enfermagem é uma prática de gerenciamento do cuidado, pois é possível determinar se os resultados alcançados são realmente desejados e originalmente planejados, e se eles são consistentes com a visão, missão e valores da instituição de saúde.  

De um modo geral, quando não atendem de forma satisfatória às necessidades e exigências do paciente, estratégias podem ser formuladas para readequar a equipe de enfermagem e até mesmo resolver problemas gerenciais e assistenciais que possam surgir. 

 

 

Por fim, conforme você pôde ver, o enfermeiro tem um papel fundamental no gerenciamento do cuidado, sendo o principal responsável por dimensionar, exercer, planejar, educar, gerenciar, coordenar, realizar e avaliar todos os processos que envolvem o cuidado e uma assistência de qualidade. 

Se você tem interesse em consumir mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog.

Inclusive, se você é enfermeiro líder, confira quais são os principais desafios desse cargo e como enfrentá-los: clique aqui.