A gestão de processos na área da saúde é utilizada para
otimizar o funcionamento das instituições, ela também promove o crescimento dos
hospitais e aumenta a satisfação dos pacientes.
Para isso, os líderes devem mapear, desenhar, analisar e medir os processos atuais que estão sendo realizados e buscar melhorias através de tecnologias e outros recursos disponíveis no mercado.
Você sabe qual a importância da gestão de processos e como ele pode beneficiar as clínicas, hospitais e os pacientes?
Pensando nisso, preparamos esse artigo para abordar as principais questões sobre esse assunto e explicar como as instituições podem adotar esse modelo de gestão.
Boa leitura!
O que é gestão de processos na saúde?
Para entendermos como esse conceito pode ser aplicado na área da saúde, vamos primeiro falar sobre o que é gestão de processos de forma geral.
Esse processo, é um conjunto de práticas que busca aperfeiçoar os processos organizacionais.
Dessa forma, os gestores devem acompanhar e monitorar as atividades realizadas e identificar erros que precisam ser solucionados.
A gestão pode incluir vários processos como a compra de matéria-prima, entregas feitas ao consumidor entre outros.
O objetivo dessa gestão é promover um alto desempenho das atividades e o foco é atingir os objetivos estabelecidos pela empresa.
Na saúde, essa gestão vai fazer com que as atividades sejam realizadas de acordo com os padrões definidos.
Para isso, os hospitais e clínicas podem investir em softwares que vão agilizar as tarefas e proporcionar maior controle nas informações.
O objetivo é que os procedimentos ocorram da melhor maneira, desde a recepção dos pacientes até os setores administrativos, assim as instituições de saúde conseguem proporcionar melhores atendimentos aos pacientes.
Portanto, sem uma gestão de processos eficiente, podem ocorrer falhas nas atividades e outras situações que prejudicam as instituições e os pacientes.
Por isso, é importante estar preocupado com a gestão e como os processos são realizados.
Qual a importância da gestão de processos aplicada na área da saúde?
Os hospitais e clínicas devem adotar esse modelo de gestão, pois são empresas que possuem um grande volume de informações e atividades que precisam ser realizadas de forma segura e adequada.
Vamos ver qual a importância de as instituições de saúde adotarem esses métodos:
Facilidade no acesso à informação
Através da gestão adequada, as informações serão armazenadas em plataformas seguras. Assim, os profissionais sabem onde encontrar as informações necessárias de forma mais rápida.
Dessa forma, o trabalho se torna mais ágil e produtivo. Isso também auxilia na definição do tratamento, deixando os pacientes mais seguros.
Criação processos claros e bem definidos
Os hospitais e clínicas possuem várias atividades acontecendo ao mesmo tempo. Cada processo deve ser realizado de diferentes formas e estar alinhado com o objetivo final da empresa.
Dessa forma, a gestão de processos é responsável por analisar os fluxos e, caso haja necessidade, corrigir os processos evitando falhas.
Avaliação dos resultados
A partir da implementação da gestão de processos, as instituições conseguem analisar quais os fluxos estão atingindo os objetivos desejados. E, por meio desses dados, é possível criar indicadores para medir os resultados de cada área.
Como a tecnologia pode contribuir para a gestão de processos?
A gestão dos processos hospitalares pode ser aprimorada com o auxílio das tecnologias disponíveis no mercado. Elas podem ser encontradas em programas ou softwares que tornam os processos mais rápidos e eficientes.
Além disso, o avanço tecnológico possibilita ferramentas que auxiliam, por exemplo, no gerenciamento de consultas e na redução da fila de pacientes. Essas ferramentas ajudarão os funcionários a gerenciar seu tempo e acessar informações mais rapidamente.
Confira abaixo como a tecnologia pode ser utilizada na área da saúde:
Enterprise Resource Planning (ERP)
O ERP ou, traduzindo para o português, sistema de gestão empresarial é um software utilizado pelas empresas que trata as informações e dados de todas as áreas, unificando-as em apenas um local.
Nos hospitais, o sistema ERP pode ser utilizado para interligar os monitores, assim os profissionais conseguem acessar as informações do paciente em diferentes áreas do hospital, tornando o processo mais rápido e seguro.
Prontuário eletrônico do paciente (PEP)
O prontuário eletrônico é uma ferramenta que reúne todos os registros dos pacientes que dão entrada no hospital, ele conta com informações como quais exames foram realizados, quais profissionais o atenderam e quais medicamentos foram prescritos, por exemplo.
Gestão de suprimentos
É necessário que os hospitais façam investimentos na gestão de suprimentos. Pois, ela é responsável por acompanhar o estoque dos medicamentos e a utilização dos materiais.
Assim, é possível evitar desperdícios ou mau uso dos insumos e impede que os medicamentos não passem da data de vencimento.
A tecnologia vai ser responsável por promover mais agilidade e eficácia nos processos. Dessa forma, os colaboradores conseguem realizar o trabalho de forma mais adequada e os pacientes podem receber o tratamento mais eficiente.
Como melhorar a gestão de processos hospitalares?
É importante aprimorar a gestão de processos nos hospitais para que as estratégias sejam colocadas em prática a fim de proporcionar o crescimento das unidades de saúde.
Por isso, vamos ver o que os líderes podem fazer para melhorar o processo de gestão.
Revise a estrutura
A revisão da estrutura do hospital é importante para oferecer um serviço de maior qualidade e identificar com mais clareza quais ações estão sendo executadas na rotina do trabalho.
Dessa forma, os métodos utilizados são mais precisos e os pacientes se sentem mais satisfeitos.
Capacite e treine a equipe
Os colaboradores devem ser incentivados a realizar capacitações e treinamentos para aumentar a performance profissional.
Isso melhora o atendimento do paciente e auxilia nas atividades que são realizadas diariamente.
Desenvolva indicadores de desempenho
Os indicadores de desempenho são utilizados para acompanhar o gerenciamento dos processos nos hospitais. Ou seja, através desses dados, é possível analisar os erros que estão ocorrendo e fazer a correção em tempo hábil.
Ao analisar esses indicadores, é possível melhorar o
atendimento da equipe médica e o hospital consegue retornos financeiros.
Considerações finais
Neste artigo, abordamos o conceito de gestão de processos, como ele é importante para o crescimento dos hospitais e como a tecnologia pode melhorar a eficácia da gestão.
Esses métodos trazem benefícios tanto para os hospitais e clínicas, quanto para os pacientes, colaboradores e os parceiros das instituições.
Por isso, é fundamental aplicar a gestão de processos nos hospitais, para que eles cresçam e possuam atendimentos eficientes.
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