Muitas vezes, a enfermagem é o primeiro contato que o
paciente tem com o hospital. Por essa razão, é muito importante que essa equipe
realize um bom atendimento. O enfermeiro gestor é essencial para o bom
andamento da equipe e para que eles consigam ter sucesso.
Isso porque a gestão é essencial para que a equipe consiga se organizar e realizar um bom trabalho na linha de frente.
Mas, você sabe o que é e o que faz esse profissional? Sabe quais habilidades um enfermeiro deve ter para alcançar essa função?
Não? Então saiba que, ter esse profissional atuando na liderança promove muitos benefícios para as equipes de enfermagem e para a instituições de saúde.
Ficou interessado no assunto? Acompanhe o post abaixo!
O que é ser um enfermeiro gestor e quais as
suas atribuições?
O enfermeiro gestor é um profissional da área da saúde com perfil de liderança. Para conquistar esse cargo, é necessário ter o conhecimento e a prática da profissão de enfermagem.
Além disso, o enfermeiro que deseja ser líder, deve cursar uma pós-graduação com foco em gestão de pessoas.
Por meio do cargo de gestão, o enfermeiro consegue se destacar e conquistar funções de níveis hierárquicos mais altos dentro da instituição em que atua.
A principal atribuição desse cargo é realizar a gestão e coordenar as equipes de enfermagem. Veja outras tarefas que devem ser executadas por esse profissional:
- Resolver conflitos entre os membros da equipe e propor soluções para os problemas enfrentados no dia a dia;
- Coordenar novos projetos e implementar novos protocolos;
- Realizar feedbacks com a equipe;
- Planejar a escala de trabalho;
- Fazer o gerenciamento dos insumos;
- Atuar na gestão da qualidade dos atendimentos;
- Gerir os profissionais para que não fiquem ociosos ou sobrecarregados;
- Desenvolver melhorias para que a instituição receba certificados de qualidade.
Diante disso, é possível entender que o enfermeiro gestor é um profissional que tem o papel de um administrador que gerencia serviços relacionados à área da saúde.
Esse cargo exige muita responsabilidade e comprometimento!
Quais as principais competências necessárias
ao enfermeiro gestor?
Para realizar a gestão de enfermagem, é necessário que o enfermeiro atue como líder. Para isso, ele deve desenvolver sua habilidade de gestão, ter um bom relacionamento interpessoal com a equipe e ter responsabilidade para conquistar os objetivos propostos.
Além disso, existem outras competências que devem ser aprimoradas para que o profissional tenha sucesso no cargo. Vamos ver quais são:
1 - Habilidade de comunicação
A habilidade de comunicação deve ser desenvolvida por qualquer líder. Sem uma comunicação eficiente, as equipes não conseguem progredir e atingir as metas e os objetivos propostos.
A comunicação eficiente não diz respeito apenas a falar com o colaborador, mas sim se comunicar de forma clara para que todos entendam. Assim, a equipe consegue compreender a demanda que está sendo solicitada.
O líder deve se preocupar em utilizar as palavras adequadas para que o ouvinte consiga compreender a mensagem. Se a fala for direcionada aos pacientes, deve-se evitar a utilização de termos técnicos, por exemplo.
O ideal é buscar se comunicar de forma clara e concisa.
2 - Adquirir novos conhecimentos
O enfermeiro gestor atua como líder, mas a sua função inicial é de um profissional da saúde. Portanto, é necessário buscar se atualizar sempre sobre novos estudos que estão sendo desenvolvidos, novas tecnologias e tendências de mercado.
O profissional deve buscar atualizar seus conhecimentos tanto para a área da saúde, quanto para o lado mais gerencial do cargo.
Buscar conhecimento demonstra comprometimento com a equipe de enfermagem e com os pacientes. Pois, um profissional bem preparado, consegue desempenhar sua função da melhor maneira.
3 - Ter bom senso e empatia
O dia a dia do profissional da área da saúde pode ser muito estressante e desafiador. Porém, ele está lidando com pessoas em situações delicadas.
Por isso, a equipe de enfermagem, no geral, não pode deixar de exercer a empatia com o próximo. É preciso se colocar na situação do paciente, entender o que a pessoa está sentindo e tratá-la com respeito.
Os bons líderes devem saber praticar a empatia, pois isso é fundamental para entender a capacidade e as limitações de cada um da equipe.
4 - Tomada de decisão
Para que o enfermeiro gestor tenha sucesso no cargo é imprescindível que ele saiba tomar decisões assertivas. As decisões a serem tomadas devem ser pensadas com cautela e a escolha deve beneficiar a todos.
Portanto, os gestores devem calcular o risco da sua escolha para que não afetem a equipe de forma negativa.
Nem sempre é possível acertar tudo, mas as decisões não podem colocar os pacientes, a equipe e a instituição de saúde em risco.
5 - Saber dar e receber feedbacks
Os feedbacks são utilizados para que o trabalhador consiga identificar seus pontos fracos e ter a chance de melhorar.
Por isso, essa estratégia é fundamental para o desenvolvimento da equipe e é essencial que o gestor realize os feedbacks com frequência.
Não existe um modelo a ser seguido, o enfermeiro gestor deve avaliar o que é melhor para a sua equipe e para a realidade da instituição.
Mas, é essencial que ele seja realizado de forma recorrente, para que os membros da equipe saibam se estão fazendo ou não um bom trabalho.
Se o líder não tem o hábito de dar feedbacks para a equipe, ele pode estar prejudicando o desenvolvimento do trabalhador e pode perder um funcionário qualificado.
Também é necessário que o líder saiba ouvir o que a equipe tem a dizer sobre a sua gestão e pontos que ele pode melhorar.
Quais os benefícios do enfermeiro gestor para
hospitais e clínicas?
Até aqui, podemos perceber que esse cargo é essencial para o bom andamento da equipe de enfermagem e do hospital. Ter um enfermeiro gestor na liderança também traz outros benefícios, como:
Aumento da produtividade
Quando os profissionais têm uma liderança presente e eficiente, eles conseguem desempenhar suas atividades de modo mais satisfatório.
Dessa forma, há uma melhoria na qualidade dos serviços oferecidos. Como consequência, os pacientes passam a receber um atendimento melhor.
Diminui os afastamentos
O estresse diário da profissão, a pressão, a ansiedade… podem gerar afastamento dos membros da equipe de enfermagem.
Quando isso acontece com frequência, a liderança deve ficar atenta, pois o afastamento também pode estar relacionado com uma gestão ineficiente.
Portanto, o líder deve se preocupar com sua equipe e ajudar na construção de um ambiente de trabalho agradável para que todos se sintam motivados para desempenhar sua função.
Além disso, uma gestão eficiente também traz outros benefícios como:
- Competitividade e atração de novos talentos;
- Ambiente de trabalho mais leve e colaborativo;
- Satisfação e motivação da equipe.
Com um enfermeiro gestor eficiente no cargo de liderança, há uma melhoria no ambiente de trabalho e os índices de absenteísmo caem, pois os profissionais se sentem mais motivados.
Considerações finais
Ao longo desse artigo podemos entender a importância de ter um enfermeiro gestor atuando como líder de clínicas e hospitais.
Esse profissional é responsável por liderar a equipe de enfermagem, criando um ambiente justo e mais colaborativo.
Ele também é responsável por realizar as funções burocráticas dos atendimentos, gestão da equipe e dos insumos.
Por isso, é possível concluir que o enfermeiro gestor é essencial para o bom andamento dos serviços de enfermagem e para que a instituição de saúde consiga oferecer uma assistência de qualidade aos pacientes.
A gestão colaborativa estimula os profissionais a buscarem
sempre melhorar no dia a dia.
Agora que você conhece tudo sobre a importância
do enfermeiro gestor para hospitais e clínicas, confira como o gestor de saúde
é relevante para construir a eficiência e satisfação no ambiente hospitalar: clique
aqui!