Os enfermeiros são extremamente versáteis e podem trabalhar
em diferentes setores.
Portanto, os profissionais atualmente têm inúmeras opções para escolher a área em que desejam atuar. E a especialização em enfermagem é uma maneira de desenvolver novas habilidades para que possam atuar em uma área específica.
Além disso, quando o profissional se especializa em determinada área, tem mais chances de conquistar novos cargos e ter aumentos salariais.
Por isso, preparamos este post para que você possa conhecer quais são as principais áreas de especialização em enfermagem.
Ficou interessado? Então continue a leitura!
Quais são os tipos de especializações em enfermagem?
A especialização em enfermagem é uma forma de o profissional agregar valor aos conhecimentos adquiridos durante a graduação.
Através da especialização, o enfermeiro consegue se aperfeiçoar em uma área específica de atuação, visto que a área de enfermagem é muito ampla.
Assim, se o profissional deseja realizar uma especialização
em enfermagem é necessário considerar alguns fatores:
- Especialização
stricto sensu - relacionada à pesquisa acadêmica. Profissionais podem atuar
como pesquisador ou professor universitário;
- Especialização
lato sensu - relacionadas a uma especialização mais ampla.
Portanto, o enfermeiro não precisa, necessariamente, atuar apenas nos hospitais. Hoje em dia, existem muitas variedades de atuação no mercado.
Por exemplo, o enfermeiro pode atuar na indústria, já que muitas empresas buscam profissionais especializados ao cuidado da saúde de seus colaboradores.
Entretanto, outro modelo de atuação para os profissionais de
enfermagem, é o home care. Essa área é voltada ao atendimento domiciliar para
os pacientes.
Assim, a especialização em enfermagem é um fator competitivo
para os profissionais da área. Quem deseja se destacar no mercado pode optar
por fazer uma especialização.
Profissionais da área de enfermagem que realizam especialização são mais propensos a ter melhor remuneração e trabalhar em cargos mais elevados, como gerência, por exemplo.
Quais são as áreas da especialização mais procuradas?
A enfermagem é uma profissão que tem um escopo muito amplo, abrindo muitas oportunidades para os interessados.
Para escolher a especialização em enfermagem ideal, é necessário conhecer quais são as opções que existem e refletir sobre o que mais tem a ver com você.
Por isso, vamos abordar algumas das principais áreas que um enfermeiro pode se especializar.
Enfermagem do Trabalho
Uma das opções de especialização em enfermagem é a do trabalho. Essa área é voltada para a qualificação dos profissionais aos cuidados e saúde dos trabalhadores de uma organização.
Para isso, o profissional deve saber questões como: como é o ambiente de trabalho, qual o tipo de atividade realizada, quais os riscos ela pode oferecer a saúde do colaborador, entre outros.
Além disso, o profissional também precisa estar por dentro de assuntos relacionados à prevenção de acidentes, saúde mental no trabalho, doenças ocupacionais, entre outros.
Por meio da especialização em enfermagem do trabalho, o profissional estará apto a atuar em comissões de saúde ou em segurança laboral dentro de instituições públicas ou privadas.
Enfermagem em Pediatria e Neonatologia
O profissional especializado em pediatria e neonatologia é responsável por fornecer assistência ao recém-nascido e a sua família.
O principal objetivo do curso de especialização é capacitar
o profissional para atender o público-alvo em questão. Além disso, ele possui
outros objetivos como:
- Capacitar
o profissional para realizar o cuidado da criança desde o nascimento, passando pelos
ciclos de desenvolvimento;
- Conhecimentos
técnicos para prestar o atendimento à criança e o neonato;
- Conhecimentos
de prevenção e detecção de patologias.
Após realizar essa especialização, o profissional pode atuar de forma proativa e mais humanizada com os pacientes. Por isso, o profissional com essa formação costuma ser bem requisitado pelos hospitais.
Enfermagem em UTI
Os enfermeiros que desejam se especializar na área de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), devem saber lidar com situações de alta complexidade, pois os pacientes em estado crítico precisam receber o melhor atendimento para ter sucesso no tratamento.
A especialização de enfermagem em UTI possibilita o
profissional a:
- Planejar,
implementar e avaliar um atendimento clínico especializado aos pacientes que se
encontram em estado crítico;
- Conhecimentos
técnicos para realizar o atendimento de pacientes críticos e de seus
familiares;
- Realiza
exames físicos e tratamento dos pacientes;
- Orienta o paciente sobre a continuidade do tratamento.
Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia
Uma especialização em enfermagem amplamente conhecida é na área de ginecologia e obstetrícia. Isso porque, é extremamente importante desenvolver um olhar mais sensível para as pacientes gestantes.
Porque durante a gravidez, muitas mulheres podem ter muitas dúvidas, inseguranças e medos. Assim, o enfermeiro especializado nessa área é importante para tornar esse período mais tranquilo.
Assim, o profissional precisa possuir conhecimento relacionados ao pós-aborto, parto, pós-parto, puerpério, recém-nascido, aleitamento materno, entre outros.
Dessa forma, o enfermeiro possui os conhecimentos necessários para realizar atendimentos seguros e de qualidade, promovendo a saúde da mulher e do recém-nascido.
Enfermagem em nefrologia
Outra especialização bastante requisitada no mercado é em nefrologia.
O enfermeiro especialista em nefrologia tem a responsabilidade de gerenciar pacientes com doença renal crônica. Eles são responsáveis por avaliar sua saúde, educá-los sobre sua condição e gerenciar seus cuidados.
Os especialistas em nefrologia trabalham em muitos ambientes diferentes, incluindo atendimento domiciliar, hospitais, clínicas, centros de diálise e lares de idosos. Eles também podem trabalhar em equipe com outros enfermeiros e médicos ou podem ser os únicos especialistas da equipe.
Devido ao grande número de pessoas com problemas renais, a demanda desse profissional no mercado é grande.
Quais são as tendências do mercado para profissionais de enfermagem?
Como vimos, a área de enfermagem é muito ampla e existem
muitos locais de atuação para os profissionais.
Portanto, existem algumas tendências para o mercado de enfermagem que exige mais profissionais. Vamos ver quais são essas áreas a seguir:
Enfermagem Forense
O profissional especializado em enfermagem forense é o responsável por fornecer assistência aos pacientes vítimas de algum tipo de violência.
Por isso, é importante que esse enfermeiro esteja preparado para lidar com situações de traumas físicos, psicológicos e sociais.
Além disso, ele também presta atendimento em casos de desastre em massa, em situações de emergência e urgência.
Também é importante ter conhecimentos sobre o sistema judiciário brasileiro e saber o processo de coleta de provas das violências sofridas pelas vítimas.
Gestão de equipes
Essa especialização é voltada para os profissionais que têm perfil de liderança e querem atuar na gestão das equipes de enfermagem.
É importante que o gestor da enfermagem seja um enfermeiro de formação, pois assim ele possui os conhecimentos técnicos da área.
Ou seja, o enfermeiro gestor é o profissional responsável por delegar as tarefas para a equipe, acompanhar e melhorar os processos, avaliar as etapas do atendimento ao cliente, avaliar e dar feedback para a equipe.
Além disso, ele também pode criar melhorias para os processos internos.
Saúde da família
Devido ao aumento da expectativa de vida das pessoas, os profissionais de saúde se tornam mais requisitados no caso de idosos, por exemplo.
Com isso, o trabalho do enfermeiro corresponde a ambientar os pacientes em sua residência, desenvolvendo uma estrutura de atendimento residencial.
O profissional também pode auxiliar os familiares a se adaptarem ao tratamento dos pacientes.
Através desse atendimento residencial, os pacientes passam menos tempo em hospitais expostos a novas infecções e podem se recuperar de forma mais rápida.
Considerações finais
A carreira de um profissional de enfermagem pode assumir novas diretrizes por meio da especialização. Isso porque, a especialização é uma forma de aprimorar os conhecimentos em determinada área.
No entanto, cabe ao profissional escolher a área de especialização com a qual mais se identifica.
Alcançar uma posição mais elevada e crescer dentro da
enfermagem não é tão simples. Portanto, a especialização pode ajudar os
profissionais a crescer profissionalmente.
Agora que você conhece mais sobre as
especializações em enfermagem. Confira a importância do enfermeiro gestor para
hospitais e clínicas: clique aqui!