A redução de custos na administração hospitalar é um dos vários desafios encontrados pelos administradores e gestores de hospitais, clínicas e consultórios.

Afinal, um negócio de saúde precisa se preocupar com a gestão dos funcionários, equipamentos e recursos, mas priorizar sempre um bom atendimento aos pacientes.

Contudo, a administração deve ser feita de forma que gere receita e lucro. Ou seja, lucro e saúde devem estar no topo das preocupações dos gestores.

Existem algumas práticas inteligentes e eficientes que podem ajudar esses profissionais na missão de reduzir custos na administração hospitalar.

É o que vamos mostrar aqui neste artigo, além de detalhar mais sobre os desafios dessa gestão e os benefícios de realizá-la.

Desejamos uma boa leitura!


Quais são os principais desafios da administração hospitalar?

Realizar uma eficiente administração hospitalar não é fácil, pois o caminho é repleto de desafios, tanto na administração dos recursos, quanto financeira e de pessoas.

Além disso, é preciso se preocupar sempre com a entrega de resultados satisfatórios e positivos, como o lucro.

Tudo isso está conectado, portanto é um desafio único, porém composto por pequenos obstáculos, onde todos devem ser vencidos a fim de atingir o objetivo final: uma gestão eficiente.

Administrar um hospital, clínica e ou qualquer outro negócio que ofereça serviços de saúde deve atender a muitas expectativas.

É preciso ter recursos suficientes para um atendimento de qualidade, e quando falamos em recursos isso inclui os equipamentos, materiais e medicamentos, além de toda a estrutura física necessária.

Tais recursos são utilizados por profissionais da saúde, que por sua vez devem ser qualificados e experientes para exercerem suas atividades.

Pois além de cuidar da saúde do paciente, é preciso saber atender bem, humanamente e com qualidade. Assim, gerando satisfação do paciente, algo muito difícil para os administradores também.

Eles devem garantir que tudo esteja em perfeito andamento, pois como tudo está integrado, se algo falha, todos falham.

E nessa falha, há a queda de faturamento, outro exemplo de um dos principais desafios na administração hospitalar.

Portanto, para administrar de forma eficiente é necessário que a equipe que vai gerir isso seja multidisciplinar, com conhecimentos diversos que atendam e supram as necessidades da clínica.


Quais os benefícios de uma administração hospitalar?

Uma boa administração hospitalar proporciona muitos benefícios a todos envolvidos.

Para isso, é preciso vencer os desafios presentes na gestão hospitalar, a fim de obter o sucesso e satisfação de todos.

 

  • Uma administração eficiente influencia diretamente nos colaboradores, que estarão mais bem orientados e terão um propósito dentro da sua atuação;
  • Isso os tornará mais motivados, o que fará o atendimento ao paciente ser realizado com mais qualidade;
  • E pacientes satisfeitos são clientes fiéis à clínica, que vão fidelizá-la para serviços de saúde, além de indicarem para amigos e familiares;
  • Tudo isso colabora para uma administração hospitalar que aumente o faturamento da clínica.

 

Outro benefício da administração eficiente é quando o administrador sabe gerenciar e otimizar os processos, como agendamento de consultas e exames.

Isso faz o atendimento ser mais rápido e ágil, além de diminuir o tempo de espera para o paciente e garantir uma maior produtividade aos colaboradores.

Por fim, vale destacar também que além de aumentar o faturamento, a eficiência na gestão hospitalar pode reduzir os custos da clínica.

 

Por que a eficiência na administração hospitalar é uma aliada na redução de custos?

Atuar na administração hospitalar de forma que ela seja eficiente é uma forma de reduzir custos também, já que isso significa saber gerir recursos de forma a evitar desperdícios.

Uma gestão hospitalar eficaz é capaz de encontrar despesas desnecessárias, fazer parcerias de negócio mais vantajosas e implementar ações e processos que ajudem nisso.

Para isso, é preciso não só bons conhecimentos administrativos, mas também conhecer os fluxos e processos internos da instituição.

Além disso, há práticas que podem ser aplicadas na administração hospitalar para ajudar na redução dos custos.

 

5 melhores práticas para redução de custos hospitalar

Existem práticas que podem ser aplicadas em sua administração hospitalar para reduzir os custos, sem perder a eficiência e a qualidade no serviço prestado.

Essas dicas valem tanto para hospitais quanto para clínicas e consultórios médicos.

Abaixo, falaremos com mais detalhes quais são as 5 melhores práticas para você começar a reduzir os custos:


1. Analise seus fornecedores

Quando falamos em analisar os seus fornecedores isso significa avaliar o serviço de uma maneira geral e os valores.

Isso porque por estar com um fornecedor há muito tempo pode ser que você já esteja acostumado ao serviço e qualidade que ele entrega.

Então, acaba nem se dando conta que o valor está muito acima do que o de outros fornecedores, ou que a qualidade poderia ser maior.

Ou seja, por mais que você esteja satisfeito com o serviço que seu fornecedor entrega, pode ser que você poderia pagar menos por mais.

Por isso, avalie os seus fornecedores, sejam eles de EPI’s ou insumos.

E assim, pode conseguir reduzir custos hospitalares que você nem imaginava!


2. Terceirizar para economizar

A terceirização é uma opção para a redução de custos e uma ótima forma de facilitar a administração hospitalar.

Essa prática, muito comum hoje em dia, pode te ajudar a reduzir consideravelmente os custos da sua clínica.

Entre tantos, você pode terceirizar, por exemplo:

 

  • Colaboradores (secretária, enfermeiros, entre outros);
  • Equipe de limpeza;
  • Administração hospitalar (como a contabilidade);
  • Contratar uma terceirizada para realização de exames e outros serviços.

 

Além de reduzir os custos, optar por terceirizar pode ser vantajoso no sentido da qualidade do profissional ou serviço.

Afinal, você contratará um profissional terceirizado experiente e qualificado para atuar ou prestar serviços em seu negócio.

E claro, isso facilita a sua administração hospitalar, pois no caso da terceirização de um profissional, a empresa terceirizada fica responsável pelo mesmo, como seu pagamento, uniforme, entre outros.


3. Automatizar os processos da administração hospitalar

A tecnologia é uma grande aliada na economia de dinheiro e de tempo, proporcionando várias vantagens ao automatizar processos da clínica.

Imagine a seguinte situação: um médico realiza o atendimento ao paciente, e precisa prescrever a sua receita, um atestado e solicitar exames.

Se tudo isso for feito de forma manual, passando por vários profissionais além dele, uma consulta acaba durando mais do que o necessário.

Ou seja, você está pagando por um profissional que deve, além de fazer o atendimento médico, ter as atividades administrativas.

A mesma situação pode ocorrer com uma secretária ao tentar confirmar consultas com seus pacientes, tendo que realizar todo o processo de forma manual e demorada.

Isso pode ser evitado justamente automatizando esses e outros processos, que vão reduzir os custos e torná-los mais rápidos e ágeis.

Alguns exemplos de atividades que podem ser automatizadas incluem:

 

  • Prontuário;
  • Agendamento de consultas;
  • Pedidos de exames;
  • Confirmação de consultas;
  • Emissão de laudos.

 

Portanto, busque automatizar esses processos citados acima e veja que o fluxo de atendimento vai melhorar, economizando tempo e consequentemente dinheiro.


4. Cuidados com o desperdício

O desperdício ocorre pela administração hospitalar, mas também pelos profissionais da sua clínica.

Na administração hospitalar, por exemplo, é possível reduzir os custos com materiais de escritório, como folhas sulfite.

E isso está relacionado com a dica número 3, sobre automatização de processos. Se os processos estão disponíveis de forma online, você e sua equipe vão imprimir apenas o necessário.

Algo que compete à administração hospitalar, mas depende da ação individual de cada profissional é o uso consciente de medicamentos e outros insumos hospitalares.

Para reduzir os custos nesse sentido, você, como administrador hospitalar, deve instruir toda a equipe para usar apenas o necessário.

Mas lembre-se: não se trata de restringir o uso e sim utilizar sem desperdício, de forma a reduzir seus custos.

 

5. Tempo é dinheiro! Otimize o tempo da sua equipe

Otimizar o tempo da sua equipe é aumentar a produtividade, o que pode reduzir custos com hora extra e outros.

Por exemplo, um médico da sua clínica consegue atender 5 pacientes em um plantão de 6 horas.

Entretanto, cada atendimento dura em torno de 30 minutos.

Ou seja, de acordo com esse tempo de plantão e tempo de atendimento, a quantidade de pacientes deveria ser 12, ao invés de 5.

Se a capacidade de atendimento é maior do que realmente está sendo atendido, o que está acontecendo?

É o que você pode investigar, já que isso pode estar relacionado a algum processo interno ou um erro de administração hospitalar.

Assim, você pode melhorar este ponto, aumentando a quantidade de pacientes atendidos e reduzindo a necessidade de profissionais fazerem hora extra.

Assim, podemos dizer que a gestão de tempo e produtividade pode reduzir os seus custos.

 

Como você viu, a terceirização de profissionais pode ser uma grande aliada para a redução de custos na administração hospitalar. Quer conferir mais sobre ela? Clique aqui!