A terceirização vem ajudando e beneficiando as empresas de todos os segmentos e tipos de atividades.

Porém, muitas ainda não sabem a fundo o que é e como funciona esse modelo de contratação de serviços e profissionais.

Vários setores e atividades podem ser terceirizados de modo a reduzir custos e otimizar os processos, como contabilidade, limpeza e segurança.

Sendo assim, neste texto vamos falar mais sobre o que é, como ela surgiu e apresentar alguns benefícios de adotar a terceirização.

Você também vai aprender alguns cuidados fundamentais que deve ter na escolha da empresa que vai realizar os serviços terceirizados do seu negócio.


O que é terceirização?

A terceirização ocorre quando a empresa contrata outra instituição para realizar serviços específicos para ela.

Ou seja, colaboradores são contratados por uma instituição diferente, realizam seu trabalho dentro da empresa, mesmo que não sejam contratados por ela.

Nesse sentido, é importante destacar que os colaboradores terceirizados precisam respeitar as regras determinadas pela empresa.

No entanto, todas as questões trabalhistas precisam ser reportadas diretamente à empresa terceira, que responde de forma direta para a contratante.

A terceirização ocorre principalmente na prestação de tarefas da área de serviços gerais, segurança e contabilidade.

Apesar disso, outros vários serviços também podem ser terceirizados, conforme a necessidade de cada empresa.


Quando surgiu a terceirização?

A terceirização empresarial tem seus primeiros registros no Brasil nos anos finais da década de 1960.

No entanto, ela foi estabelecida legalmente apenas em 1974, com a criação da Lei nº 6.019, mas seu surgimento de fato ocorreu em outro país, nos Estados Unidos.

Esse processo teve início após a Segunda Guerra Mundial, onde o momento era de recessão e, simultaneamente, da alta necessidade de produção bélica.

Dessa maneira, as empresas começaram a delegar algumas funções para outras companhias, aumentando a produção e a qualidade de seus produtos.

Nesse cenário, a terceirização foi o caminho para alcançar uma produção de qualidade em um momento em que as empresas precisavam ao mesmo tempo suprir a necessidade dos produtos e reduzir seus custos.


Como é a lei de terceirização do Brasil?

A lei que legalizou a terceirização no Brasil foi 6.019, de 1974. Mas, atualmente, não é ela que norteia esses serviços.

Em 2017, o então Presidente da República, Michel Temer, sancionou e promulgou a Lei Nº 13.429. Atualmente, é essa lei que está vigente e define e regulariza a terceirização no país.

Ela define que a terceirização é a transferência da prestação de serviços a terceiros, de qualquer atividade exercida pela empresa, incluindo sua atividade principal.

Esse último ponto é fundamental para entender as diferenças entre as legislações. Anteriormente, as empresas poderiam apenas terceirizar atividades que não fossem diretamente relacionadas à sua função.

Outro ponto determinado pela nova lei é sobre a responsabilidade dos direitos trabalhistas.

A empresa contratada deve ser a responsável pelos direitos dos trabalhadores terceirizados.

No entanto, caso ela não cumpra com suas obrigações, a contratante assume suas responsabilidades com os colaboradores.

Além disso, a tomadora de serviço precisa garantir as condições de trabalho de todos os colaboradores, inclusive os terceirizados.

Por fim, a lei determina também que todos os colaboradores da instituição tenham os mesmos direitos, sejam eles terceirizados ou não.


Quais são os tipos de terceirização?

Conforme a legislação atual, existem dois tipos de terceirização: atividades meio e atividades fim.

Na legislação anterior, era possível terceirizar apenas atividades meio. Já com a nova legislação, as atividades fim também podem ser terceirizadas.

Mas você sabe o que são essas atividades e as suas diferenças?

As atividades meio são aquelas que não se relacionam diretamente com a operação principal da empresa. Mas que são um apoio para elas serem realizadas.

Por exemplo, uma fábrica de bolos contrata uma terceirizada de RH. A atividade dessa fábrica não é gerenciamento de pessoas, mas ela precisa dos serviços de recursos humanos para gerenciar os colaboradores.

Dessa maneira, pode-se classificar como atividade meio as áreas de RH, contabilidade, segurança, serviços gerais, entre outras.

Já as atividades fim são aquelas que estão ligadas a finalidade da instituição.

Imagine um hospital cujo funcionário médico vai entrar em férias. Para cobrir as férias desse funcionário, o hospital pode contratar um médico terceirizado, que estará lá desempenhando a atividade fim.

Vale destacar que não é possível estabelecer grau de importância entre elas, visto que ambas são fundamentais para que a empresa funcione.


Quais os benefícios da terceirização para as empresas?

A terceirização apresenta também diferentes benefícios para as empresas. Entre eles, podemos destacar a redução de custos, aumento da produtividade e maior especialização dos serviços.

Confira cada um dos benefícios:


Redução de Custos

Em relação à redução de custos, a empresa que terceiriza seus serviços tem as despesas trabalhistas reduzidas.

Afinal, uma vez que os gastos com admissão e direitos trabalhistas são de responsabilidade da empresa contratada, a instituição não precisa arcar com esses valores.

Entretanto, conforme já dito anteriormente, caso a terceirizada não cumpra com suas obrigações, a contratante se responsabilizará pelos encargos.

Por isso, antes de contratar uma empresa terceirizada, procure por uma que seja de confiança e que não tenha processos relacionados a ferir direitos trabalhistas, pois você pode ser prejudicado futuramente.


Aumento da produtividade

Outro benefício da terceirização está no aumento da produtividade, já que a instituição pode se dedicar às tarefas mais estratégicas, aumentando seu foco.

Enquanto as outras tarefas são realizadas por outra companhia, desde o treinamento até a execução.


Maior especialização dos serviços

Por fim, a terceirização faz com que haja uma maior especialização dos serviços, tanto de atividade fim quanto de atividade meio.

No caso de atividade fim, a empresa terceira contratada para determinado serviço tem foco no conhecimento dele, o que faz com que a excelência e qualidade da empresa contratante seja maior.

Já no caso de uma atividade meio, o exemplo é uma empresa que terceiriza a segurança, e, consequentemente, garante profissionais mais bem treinados, já que a terceirizada tem foco em segurança.


Por que as empresas terceirizam os serviços?

Um dos principais motivos para as empresas optarem por terceirizarem seus serviços são os benefícios proporcionados, como a redução dos custos e o aumento dos lucros.

Afinal, as empresas visam o lucro e a otimização de seus serviços, fatores que podem ser garantidos através da terceirização estratégica de tarefas.

Além disso, a terceirização facilita na profissionalização da mão de obra, pois com ela a empresa não precisa se preocupar com a capacitação de seus colaboradores, seja ele inicial ou contínuo.

A terceirização ocorre, portanto, como uma saída para a otimização das funções e suas tarefas.


Existem desvantagens na terceirização em relação à CLT?

Apesar de seus benefícios, a terceirização de serviços também tem desvantagens em relação à CLT, tanto para as empresas como para os profissionais terceirizados.

Para as empresas, a principal desvantagem está na falta de identificação do trabalhador com a companhia.

Por isso é importante que a empresa tenha um programa de acolhimento para os colaboradores terceirizados para proporcionar a sensação de pertencimento.

 
Quais são os setores de serviços que mais terceirizam?

A maioria dos setores podem ser terceirizados, mas no Brasil, os principais são: saúde, contabilidade, tecnologia da informação (TI), recursos humanos (RH).

Outros setores e atividades muito comuns de serem terceirizados no país e no mundo todo são limpeza, segurança, transporte, jardinagem, portaria, entre outros.

No Brasil, há apenas uma exceção de serviço que não pode ser terceirizado, as atividades de vigilância e transporte de valores.

Para isso, é obrigatória a contratação conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Além dessa, qualquer outra atividade meio ou fim, de qualquer setor, pode ser terceirizada segundo a lei da terceirização.

 

Quais os cuidados na hora de terceirizar serviços na sua empresa?

Para aproveitar os benefícios que a terceirização pode proporcionar, todo cuidado é pouco na escolha da empresa para não correr riscos financeiros, jurídicos e de qualidade no serviço prestado.

Por isso, vamos te dar algumas dicas essenciais para te ajudar! Veja abaixo:

 

1. Procure empresas qualificadas e de referência

Faça um levantamento de possíveis empresas terceirizadas e verifique se elas têm avaliações positivas ou negativas.

Além disso, você também pode tentar descobrir se já ocorreu algum problema com essa empresa, seja nos serviços ou com os profissionais.

E por fim, busque por empresas cujos profissionais sejam qualificados para desempenhar as atividades e funções contratadas.


2. Tome cuidado com preços abaixo do mercado

Você com certeza já ouviu a frase “o barato sai caro”, não é mesmo? E, nesse caso, é verdade! Se receber um orçamento de terceirização e o valor estiver muito abaixo dos outros, desconfie.

Geralmente, o valor baixo está relacionado também à baixa qualidade do serviço prestado, e isso pode prejudicar a sua empresa em vários aspectos.


3. Não deixe de supervisionar os serviços prestados

Mesmo que o serviço terceirizado seja prestado pela que empresa que você contratou, ainda é necessário acompanhar como ele está sendo feito.

Assim, você garante que ele seja prestado da forma combinada no contrato e esteja alinhado com suas expectativas.

No caso de estar insatisfeito com o trabalhador, ou não estar sendo entregue tudo com qualidade, você deve reportar a terceirizada.


4. Faça um contrato de terceirização

Elaborar um contrato é uma das etapas mais importantes após definir qual empresa você vai contratar, então coloque nele tudo o que for importante, como, por exemplo:

  • Valores dos serviços;
  • Prazos de entrega;
  • Serviços detalhados;
  • Regras internas.

 

Enfim, tudo o que for de combinado entre a sua e a empresa terceirizada devem estar especificados neste contrato para segurança de ambas as partes.


Considerações finais

Como você viu até aqui, a terceirização de serviços é contratar uma empresa para a realização de determinadas atividades, funções e serviços.

Existe uma lei que regulamenta a terceirização no Brasil, que deve ser de conhecimento tanto da terceirizada como de quem contrata para evitar processos trabalhistas.

Assim, os benefícios de terceirizar podem ser mais bem aproveitados, contribuindo com o crescimento da sua empresa.

Agora que você já conhece mais sobre a terceirização, confira como ela pode auxiliar a sua gestão: clique aqui!