O empresário que se empenha para que o seu negócio cresça, precisa ser certeiro na escolha dos funcionários. Eles que irão desempenhar as atividades necessárias para o sucesso da sua empresa. Nesse momento, surge a dúvida: Vale a pena realizar a contratação direta de um empregado ou considerar a contratação de funcionários terceirizados?

Muitas empresas preferem terceirizar, seja por terem um executor especializado nessa demanda ou pelos custos reduzidos decorrentes das obrigações trabalhistas.

Quando a melhor alternativa é a terceirização, é fundamental a adoção de estratégias de gestão de funcionários terceirizados, que ajudam a integrar e motivar os profissionais para alcançarem melhores resultados.

Com o advento da Lei 13.429/2017, a terceirização passou a ser permitida em todas as atividades e em diversos setores. Essa lei expandiu esse modelo de contratação, tornando - o mais prático e fácil.

Mas, você sabe qual a melhor forma de realizar a gestão de funcionários terceirizados no seu negócio?

Continue lendo esse texto e descubra!


A importância da correta gestão de funcionários terceirizados para a empresa

O seu negócio precisa de bons resultados para se manter de pé! Por isso, a correta gestão de funcionários terceirizados é imprescindível.

Os funcionários terceirizados, além de terem um baixo custo, possuem uma alta eficiência.

Mas é preciso ficar atento para que eles estejam alinhados com os objetivos da empresa e consigam desempenhar as suas funções tão bem quanto os empregados celetistas, aqueles contratados diretamente.

Esses trabalhadores quando bem direcionados podem apresentar um papel relevante na empresa, inclusive nas reuniões e deliberações, desenvolvendo e auxiliando nas decisões estratégicas do seu negócio.

Certamente, profissionais bem orientados e engajados irão aumentar, de forma considerável, os lucros do seu negócio.


Qual a necessidade de envolver os colaboradores terceirizados com a cultura da empresa?

A sua empresa possui estratégias, missões e valores únicos no mercado em que atua.

São esses pontos os responsáveis por determinar a identidade da empresa, o modelo de trabalho a ser seguido, os objetivos a serem perseguidos, as regras estabelecidas, os valores compartilhados e os rituais implementados para fortalecer a sua marca.

Ao iniciar uma parceria com uma prestadora de serviços é necessário investigar se ela compartilha da mesma visão e possui os mesmos princípios que norteiam a cultura organizacional do seu negócio.

Funcionários terceirizados que combinam os seus valores e princípios com a cultura organizacional da empresa a que prestam serviço tendem a ser mais empenhados e produtivos.

Essa harmonia garantirá uma parceria prolongada, sendo este um modelo de negócio mais vantajoso para ambas as partes.


Melhores práticas para a gestão de funcionários terceirizados

Para auxiliar na adoção das melhores práticas para a gestão de funcionários terceirizados, reunimos abaixo 5 dicas úteis para qualquer negócio:


1. Promova o treinamento e capacitação constante dos colaboradores

Ainda que as responsabilidades trabalhistas sejam da empresa intermediadora, e que o funcionário terceirizado esteja atento aos treinamentos fornecidos por ela, é importante que eles participem das estratégias e que não estejam alheios aos objetivos do seu negócio.

Assim, estruture, organize e coloque em prática sempre os treinamentos e capacitações para promover uma melhor sintonia entre as equipes.

Não esqueça de contar com a colaboração e parceria da empresa intermediadora para promoção dessas capacitações. Essa sinergia contribuirá para funcionários terceirizados mais motivados!


2. Promova a integração dos novos colaboradores com a equipe

Incluir o trabalhador terceirizado nas discussões e deliberações da sua equipe é uma forma excelente de promover a integração de todos.

Não deve existir distinção no modo em que os profissionais terceirizados são tratados, isso irá refletir no modo em que eles enxergam a sua empresa.

Todo colaborador deve se sentir parte do seu negócio para que haja o senso de equipe e pertencimento, aumentando a produtividade e o atendimento ao paciente.

Além disso, faça com que a sua equipe execute funções em conjunto com os terceirizados. Essa união contribuirá para que a sua empresa conquiste os objetivos com mais rapidez.


3. Faça com que os colaboradores se engajem com a empresa

Quando os funcionários são engajados pelo seu negócio ou projeto, eles experimentam um clima de satisfação geral. Esse tipo de clima leva a mais produtividade e a um ambiente de trabalho mais feliz.

Sendo assim, a correta gestão de funcionários terceirizados fará com que a sua empresa alcance os resultados almejados.


4. Promova a valorização de todos os colaboradores

Monitore o desempenho de todos os funcionários, incluindo os terceirizados.

É importante reconhecer um trabalho bem-feito e premiar o trabalho dos profissionais que atingem as metas estabelecidas. Mas também é importante desenvolver novas metas que ajudem a promover o sucesso contínuo e manter os funcionários motivados.

A busca desses objetivos por seus funcionários fará com que eles se sintam mais parte da equipe. Os elogios e prêmios também os deixarão felizes por você ter dedicado tempo para recompensá-los por seu trabalho árduo.


5. Esteja atento e não deixe de passar os feedbacks

É imprescindível que os colaboradores saibam quais as expectativas da empresa em relação ao trabalho que está sendo executado por ele.

Identifique metas e monitore seu progresso, bem como forneça feedback sempre que possível para que a parceria possa continuar funcionando sem problemas.

As críticas construtivas são necessárias e devem estar presentes nessa relação. Aproveite ainda para elogiar os pontos positivos!


E uma dica extra: Funcionário terceirizado não pode ser subordinado a empresa em que presta serviço

Não deve existir vínculo que caracterize subordinação entre a sua empresa e o profissional terceirizado. O trabalhador é apenas parceiro do seu negócio, um prestador de serviço!

O resultado satisfatório dessa parceria está ligado a uma boa gestão de funcionários terceirizados.

A pessoa que será responsável por fornecer os meios para que a gestão ocorra deve acompanhar e fiscalizar as ações do trabalhador terceirizado, mas nunca se colocar como seu superior.

Caso seja estabelecido vínculo empregatício, o empregado poderá ajuizar ação trabalhista, o que acarretaria prejuízos financeiros para o seu negócio.


Considerações finais

A boa gestão dos funcionários terceirizados é essencial para que as tarefas sejam realizadas de forma eficaz.

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