Prestar um atendimento de qualidade e com eficiência é primordial para o crescimento das organizações e não seria diferente com o setor de saúde. A terceirização do setor de enfermagem passou a ser prática comum desde a publicação da Lei 13.429/2017, a chamada Lei da Terceirização.

Com o advento da lei, a terceirização da atividade-fim passou a ser permitida no Brasil.

Com isso, os hospitais que já se utilizavam da terceirização dos profissionais de recursos humanos, limpeza, segurança, portaria, entre outros, ficaram liberados para realizar ainda a contratação de profissionais que trabalham na linha de frente.

Isso inclui enfermeiros, médicos generalistas e especialistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de enfermagem, por exemplo.

Os resultados positivos da utilização de profissionais terceirizados nas instituições de saúde elevam a procura por esse modelo de trabalho que proporciona um aumento significativo na produtividade e qualidade dos serviços ofertados por essas organizações.

A terceirização dos profissionais de saúde é vista como um modelo que deu certo. Continue lendo para descobrir o porquê.


O que é terceirização no setor de enfermagem?

A terceirização consiste na intermediação de um serviço. É quando a empresa contratada realiza serviços específicos, dispondo da mão de obra necessária para contribuir com o processo produtivo da empresa contratante.

A empresa prestadora de serviço se caracteriza como uma organização própria, que possui autonomia técnica e jurídica.

Na enfermagem, a terceirização consiste na contratação e transferência desses profissionais para atuarem na execução de suas funções dentro dos estabelecimentos de saúde.

Essa prática objetiva a melhoria dos serviços prestados com a utilização de enfermeiros qualificados, a redução dos custos das organizações de saúde e, consequentemente, uma maior produtividade.


Por que as empresas preferem terceirizar?

É possível notar que com a terceirização, e a consequente redução dos custos, o serviço de saúde vem se tornando mais eficaz e mais competitivo.

Listamos abaixo as suas 6 principais vantagens:


1. Otimização do tempo.

A solução da terceirização do setor de enfermagem possibilita celeridade e maior produtividade.

A otimização do tempo é essencial para que o estabelecimento de saúde foque em políticas de crescimento e melhoramento, enquanto a empresa terceirizada se preocupa com as necessidades secundárias.


2. Redução de custos com encargos sociais e despesas com sindicatos.

A terceirização do profissional de enfermagem viabiliza a redução dos custos dos estabelecimentos que atuam na área de saúde, já que nesse modelo, o vínculo de trabalho se dá entre o enfermeiro e a empresa prestadora de serviço.

Assim, salários, benefícios previdenciários, rescisões, tributos, demais encargos trabalhistas e eventuais despesas com processos judiciais não ficam a cargo do estabelecimento de saúde contratante.  

Esse modelo de contratação auxilia hospitais e demais instituições da área a melhor utilizarem o seu capital financeiro, tendo em vista que os serviços terceirizados possuem um valor fixo mensal pelo período que são utilizados.

Com a redução dos custos, há um impacto nas contas do negócio que só tem a ganhar a longo prazo.


3. Alta qualificação dos profissionais contratados.

A empresa prestadora de serviço tende a realizar capacitações e treinamentos dos seus funcionários, constantemente, com o objetivo de que esses profissionais supram as necessidades dos seus clientes.

Isso garante a continuidade da parceria entre os consultórios, ambulatórios, hospitais e o prestador de serviço.


4. Gerenciamento dos profissionais de saúde.

É a empresa contratada responsável por treinar, selecionar, indicar os profissionais que mais se destacam em seus setores. Ela também garante a supervisão do desempenho dos trabalhadores indicados.

Com esse monitoramento constante, fica mais fácil encontrar e corrigir eventuais erros, substituindo profissionais com mais agilidade.

Essa forma de contratação beneficia os estabelecimentos de saúde bem como os pacientes que não sofrem com paralisações operacionais.


5. Gestão das escalas.

Se o profissional de saúde precisa se ausentar por algum motivo, os hospitais, clínicas e ambulatórios médicos não precisam se afligir.

O prestador de serviço de saúde é responsável por gerenciar esses trabalhadores e fazer as substituições necessárias, apenas informando o contratante da troca.


6. Alocação dos investimentos em áreas prioritárias.

Através da redução dos custos com contratação, bem como com a gestão dos funcionários, os estabelecimentos de saúde podem alocar os seus investimentos de forma mais criteriosa, visando atender o crescimento do negócio.


Quais são os profissionais mais terceirizados nos ambulatórios médicos?

Nota-se que a terceirização nas instituições de saúde é uma prática em crescimento.

Quanto maior a expansão dos serviços, maior é a procura por profissionais qualificados e competentes.

Dentre os profissionais mais terceirizados nos ambulatórios estão os enfermeiros, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos e socorristas.


Principais cuidados na terceirização de profissionais de saúde

O estabelecimento de saúde que opta pela terceirização precisa estar atento à empresa que será contratada, pois ela terá papel essencial naquela instituição.

A construção de uma equipe de trabalho sólida e com qualificação adequada para as atividades que serão desempenhadas influenciará no crescimento da empresa, bem como no atendimento de excelência dos pacientes e acompanhantes.

Por isso, é imprescindível preparar um contrato minucioso indicando todas as obrigações a serem cumpridas, investigar se o prestador de serviço é idôneo e se possui experiência no mercado.

Importante averiguar, ainda, a avaliação de outros clientes já atendidos por ela e se os serviços ofertados combinam com a demanda da instituição de saúde.

 

Considerações finais

Agora você já sabe o quanto a terceirização é fundamental para o crescimento, qualificação e comprometimento da empresa prestadora de serviço, da organização de saúde, bem como do profissional de enfermagem.

Conheça quais são as melhores práticas para realizar a gestão de colaboradores terceirizados: clique aqui!